segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:12

1 Coríntios 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
TODAS AS COISAS. Neste texto, o autor fala da liberdade cristã proporcionada por Cristo Jesus, que nos libertou do cerimonialismo, do ritualismo e do sacramentalismo judaico. Ao mesmo tempo, Paulo focaliza a atenção dos seus leitores sobre o livre arbítrio humano, em que Deus criou o ser humano com livre vontade para fazer o que bem entender com sua vida. Deus não criou robores automáticos que obedecem sistematicamente seus comandos, mas ele deu ao homem Inteligência e sabedoria.

ME SÃO LÍCITAS. Todas as coisas me são lícitas. Com estas palavras, o escritor quis dizer aos seus filhos na fé, na igreja cristã de Corinto, que eles tinham plena liberdade para fazer tudo àquilo que bem quisessem. Mesmo alguém se convertendo ao cristianismo, e passando a ser discípulo de Cristo, todavia, nem assim, Cristo interfere em sua vida, como se esta pessoa fosse manipulada com um controle remoto.

MAS NEM TODAS AS COISAS. No entanto, a partir do momento em que alguém se converte ao cristianismo, se desponta diante de se a responsabilidade de cumprir as regras das doutrinas cristãs. A cidade de Corinto era conhecida como tendo a cultura da libertinagem, porem, com a igreja de Cristo, tinha que haver um diferencial. Paulo faz com que os seus leitores entendam que eles agora eram discípulos de Cristo Jesus.

CONVÊM. Mas nem todas as coisas convêm. Quem fazia parte do judaísmo vivia em um julgo insuportável, da mesma forma, quem fazia parte de uma seita herética naquela época tinha que se submeter aos caprichos dos seus líderes religiosos. Com o cristianismo, não era diferente, quem desejasse fazer parte da igreja de Cristo tinha que ter seus limites quanto a determinadas prática, do paganismo e do mundanismo. É como se o apóstolo dos gentios dissesse: Alto lá, vocês têm que ter autocontrole.

TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS. Uma das acusações que os oponentes de Paulo lhes faziam era de que o sistema da graça, pregado por Paulo, em muitos casos gerava a libertinagem, o que não era verdade. Na realidade, Paulo pregava a liberdade da legislação de Moisés, das forças do império das trevas, da condenação eterna, das concupiscências da carne, do mundanismo e da soberba desta vida terrena.

MAS NÃO ME DEIXAREI DOMINAR. O cristão verdadeiro exerce de fato o seu livre arbítrio, porque ele tem o controle das suas ações, renunciado as coisas que desagradam a Deus e buscando conciliar com seus sonhos a vontade do Pai. O problema dos incrédulos é que se deixam dominar pelas forças das trevas, pelos vícios degradantes da sociedade, pelos desejos da carne, e pela soberba da vida e do mundo.

POR NENHUMA DELAS. Quem se deixa dominar pelas coisas profanas deste mundo enganador, se transforma em um escravo da pecaminosidade. A prática deliberada do pecado leva o ser humano a se tornar escravo das consequências negativas da vida e a condenação eterna. O diabo com os seus demônios se utilizam das mais diversas estratégias para que possam se apossar da vida das pessoas. Portanto, Quem serve a Deus em fidelidade, não pode se deixar dominar pelo pecado recorrente e enganador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...