quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:18

1 Coríntios 4:18 - Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu não houvesse de ir ter convosco.
MAS ALGUNS. Temos então, mais um texto que faz transparecer a divisão que havia na igreja cristã de Corinto, motivo de preocupação por parte de Paulo, uma vez que, o faccionismo naquela comunidade cristã só fazia enfraquecer o povo de Deus naquele lugar. As informações que chegaram até ao apóstolo dos gentios eram de que tinha em Corinto, alguns que andavam inchados pelo fato de que o fundador daquela comunidade cristã não estava presente para cuidar pessoalmente daquela igreja.

ANDAM. A metáfora do andar cristão é muito utilizada pelo escritor para descrever o modo em que estavam se comportando aqueles que se diziam ser servos de Cristo. No caso em foco, este andar dos filhos na fé de Paulo nos fala das ações de alguns em não aceitarem o fato de que Paulo fosse um missionário transcultural, levando o evangelho em outros lugares, mas que ele vivesse apenas para cuidar da igreja de Corinto.

ENSOBERBECIDOS. Na realidade, havia um grupo dentro da igreja de Cristo em Corinto que acusavam a Paulo de ter abandonado aquela comunidade cristã. Estes mesmos que faziam tais acusações injustas contra o fundador daquela igreja, é porque desejavam que outra pessoa se tornasse o líder local daquela comunidade cristã. Fala-se no grupo ligado ao apóstolo Pedro, mas pode ser o grupo ligado a Apolo.

COMO SE EU. O fato é que Paulo ficou responsável pela evangelização do mundo gentílico, incluindo continentes inteiros com várias nações, Portanto, como o apóstolo não podia estar presente em todas as igrejas ao mesmo tempo, ele enviava seus companheiros de ministério, como também se comunicava com as igrejas por meio de suas cartas. Apolo estava em Corinto com o apoio de Paulo, Timóteo já havia sido enviado, Tito exerceu atividades naquela igreja, bem como outros também.

NÃO HOUVESSE. Somente na fundação daquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios ficou mais ou menos um ano e meio, e podemos contabilizar pelo menos mais duas visitas de Paulo a igreja cristã de Corinto. Assim sendo, os comentaristas falam de que por mais de três anos Paulo ficou juntamente com seus filhos na fé naquela cidade. Vontade era o não faltava por parte de Paulo de estar com seus leitores.

DE IR TER. É provável que, neste momento em que o apóstolo escrevia essa sua primeira carta aos Coríntios, ele ainda não fizera sua primeira visita àquela igreja, depois do momento de fundação daquela comunidade cristã. Já em sua segunda carta, aprendemos que o escritor já havia feito uma primeira visita àquela igreja, e que já estava em curso sua segunda visita, o que certamente aconteceu tempos depois.

CONVOSCO. Por fim, vale a pena salientar, o que afirmam alguns interpretes deste texto, que os que andavam indiferentes com Paulo eram justamente aqueles que faziam parte do seu partido. Isso porque queriam mesmo era que o apóstolo dedicasse mais tempo àquela comunidade cristã, porque gostavam de verdade do apóstolo e desejavam sua presença naquele lugar por mais tempo. E podemos conjecturar que pela vontade de Paulo assim seria, mas, ele como missionário transcultural não podia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...