quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:2

1 Coríntios 5:2 - Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
ESTAIS. Percebe-se que o autor está furioso, humanamente falando, por saber que na igreja que ele próprio fundou estivesse acontecendo coisas horrendas, em termos de práticas anticristãs, e isso com a anuência das lideranças locais. Não se sabe quanto tempo já se passaram desde que Paulo teve que sair da igreja de Corinto para levar o evangelho em outras localidades, mas certamente já se havia passado o tempo suficiente para que o mundo estivesse entrando de forma forte naquela igreja.

ENSOBERBECIDOS. Esse termo usado pelo escritor já é recorrente, demostrando o quanto as lideranças locais da igreja cristã de Corinto estavam fora do plano de Deus, ao aceitar que pessoas infiltradas no seio daquela igreja estivessem corrompendo a comunidade cristã por inteira, uma vez que, aceitavam pessoas imundas fazerem parte da igreja local, como se tudo estivesse bem, e tal coisa fosse normal, o que não era.

E NEM AO MENOS VOS ENTRISTEÇAIS. As lideranças locais da igreja de Corinto deveriam estar envergonhadas com tal situação, mas em vez disso estavam sendo tomados pelo sentimento de soberba. O pecado que estava reinando dentro daquela comunidade cristã deveria provocar a tristeza que produz arrependimento, mas ao contrário, as lideranças da igreja de Corinto estavam conformadas com tal situação.

POR NÃO TER SIDO. Não era nem para Paulo estar escrevendo sobre este assunto, porque ele preparava as lideranças locais de tal maneira que eles mesmos sabiam de como tomarem as devidas providências nestes casos. Como nenhuma providência ainda não havia sido tomada, isso ensina sobre que tal individuou era forte naquela igreja, e que por outro lado, os líderes locais estavam esperando a chegada de Paulo.

DENTRE VÓS TIRADO. Existem casos em que se faz necessário à aplicação correta da disciplina, no sentido de corrigir certas situações de membros das igrejas e até membros do ministério. Todavia, existem casos mais graves que se faz necessário que se aplique a exclusão de tal individuou do rol de membros da comunidade cristã, porque do contrário, mais pessoas serão prejudicadas e até pode levar ao desviou e a apostasia da maioria dos membros da igreja. Os casos graves cabem então, a exclusão.

QUEM COMETEU. Não se sabe ao certo quem de fato era este homem carnal que fazia parte da igreja de Corinto, e que estava levando os costumes do mundo para dentro da igreja cristã. Nos dias atuais, pode-se dizer que existem casos parecidos, em que membros influentes das denominações vivem cometendo pecados graves, mas por serem pessoas importantes perante a sociedade, nenhuma providência é tomada.

TAL AÇÃO. No primeiro versículo deste capítulo faz menção da ação deste homem pervertido e diz que ele havia forçado a se relacionar com a mulher do seu próprio pai. Essa ação maligna praticada por esse individuou nem mesmo a sociedade ímpia aceitava, nem a comunidade judaica também, e nem mesmo as leis romanas que eram feitas por homens imorais, não permitiam. De forma que, dentro da igreja cristã de Corinto, nem em qualquer outra, não poderia ser aceito tal pecado capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...