terça-feira, 23 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:14

1 Coríntios 6:14 - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
ORA. No tema desenvolvido nesta parte de sua carta, o apóstolo dos gentios vinha combatendo até então, em textos anteriores, a questão da depravação do corpo humano. Isso porque, certas heresias do gnosticismo havia chegado na igreja de Corinto, defendendo que, o corpo humano era mau por si mesmo, como matéria, e que uma forma de aniquilar o que é mau no ser humano era se permitir entregar o corpo a depravação moral e ética, por meios de atos continuou de prostituição sexual.

DEUS. Mas, o que Deus pensa sobre o corpo do ser humano? Para que Deus criou o nosso corpo? E o que Deus quer que façamos com o nosso corpo? O que os filhos dos homens pensam ou defendem, isso não tem muita importância, porque o que deve prevalecer são os planos de Deus. Deus é o Criador e como tal, ele deve determinar sobre os objetivos e os fins de todas as coisas, inclusive sobre o nosso corpo.

QUE TAMBÉM RESSUSCITOU. O ser humano é constituído de Corpo, alma e espírito, o que a teologia chama de tricotomia. O corpo é a parte orgânica, feita de átomos, o que compõe a parte material do ser humano. A alma é a vida e a existência do ser humano, e o espírito é a sua essência eterna. No caso do corpo, nesta terra, ele é o veículo da alma e do espírito do ser humano. Porem, com a morte física, há uma desintegração do corpo, que será recomposto por meio da ressurreição. Todos ressuscitarão.

O SENHOR. A ressurreição de Cristo foi o modelo perfeito do que é em verdade a ressurreição. Jesus viveu como homem, morreu como qualquer ser humano morre, foi sepultado, mas, ao terceiro dia ressuscitou. Quando Cristo ressuscitou, seu corpo não ficou na tumba fria, mas revestido da imortalidade e da incorruptibilidade. Não há palavras que descreva ainda, de como foi recomposto o corpo ressurrecto de Cristo.

NOS RESSUSCITARÁ. O que o apóstolo dos gentios tenta passar para seus leitores é que eles tivessem cuidado de como estavam usando seus corpos, se para morada de Deus em Espírito ou para os vícios degradantes da sociedade. Os leitores de Paulo tinham que ter consciência de que, seus corpos eram importantes, como tabernáculos de suas essências espirituais, porque um dia haverão de ressuscitar.

A NÓS. O apóstolo Paulo dedica um capítulo inteiro desta sua carta, justamente para explicar em detalhes sobre como acontecerá a nossa ressurreição. É bom lembrar que, os salvos em Cristo que já partiram, hão de ressuscitar, nós que estivermos vivos na vinda de Cristo seremos transformados. E até aqueles que viveram alienados dos planos de Deus, também haverão de ressuscitar para o juízo final.

PELO SEU PODER. Na natureza, no universo, nos fenômenos naturais, na vida e na existência dos seres humanos, tudo isso foram e são manifestações do poder de Deus. No entanto, a ressurreição de milhares e milhões de salvos na vinda de Cristo para participarem do arrebatamento da igreja remida, será uma manifestação em potencial do poder do Deus Todo-poderoso. A ressurreição dos mortos e a transformação dos vivos em Cristo, no dia do arrebatamento, será um dia glorioso do agir do grande Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...