quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:17

1 Coríntios 7:17 - E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
E ASSIM CADA UM. Temos então mais uma secção, dentro deste capítulo, que trata da condição social de cada um daqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, principalmente dos que eram servos dos mais ricos. Mas em linhas gerais, o autor continua tratando dos casos de forma individual, como se ele dissesse para os seus leitores que cada caso era uma caso, e que suas recomendações não poderiam ser aquilatadas para todos os casos. Que cada um analisasse seu caso pessoalmente.

ANDE. A metáfora do andar cristão é frequentemente utilizada pelos escritores do Novo Testamento como o proceder cristão em todas as situações, principalmente Paulo em seus escritos é recorrente o uso desta metáfora. Certamente o escritor usa, neste caso, sua metáfora para o que passa a dizer em seguida, orientando os seus filhos na fé a que agissem de acordo com seus bons conselho, que no final dava certo.

COMO DEUS. No entanto, antes de dar seus próprios conselhos pessoais aos seus leitores, Paulo coloca Deus em primeiro lugar, como aquele que é o grande mentor de todas as situações na vida de cada um, daqueles que fazem parte de sua grande família na terra, que é a igreja de Cristo. Um pouco mais para o início desta carta, Paulo já fez os seus leitores sentirem que são guiados por Deus mediante o seu Santo Espírito.

LHE REPARTIU. Este verbo usando pelo escritor nos ensina de como Deus trata com cada um dos seus filhos, lhes abençoando como representantes do seu reino aqui na terra. Cada um ocupa uma posição social pela sua capacidade, porque Deus conhece a estrutura de cada um, de forma que, os irmãos não deviam murmurar pelo que eram, porque o objeto não pode retrucar com o seu criador, porque o fez assim. O oleiro tem poder sobre o barro para fazer do seu vaso como lhe bem parecer em fazer.

CADA UM COMO O SENHOR O CHAMOU. Ninguém que se converte ao reino de Deus, sai de uma posição melhor para outra pior, pelo contrário, quando alguém se converte de verdade para o reino de Cristo, a tendência é que tal pessoa se torne melhor de vida, melhorando sua condição social. A maioria esmagadora dos que se convertem, saem do fim do poço, e passam a ocuparem posições melhore na sociedade.

É O QUE ORDENO. É provável que o apóstolo dos gentios se refira aos seus trabalhos de discipulado e preparação dos ministérios locais em cada igreja que ele fundava no mundo gentílico. De princípio, o missionário cuidava de pregar o evangelho das boas para quem ainda não conhecia a Cristo, para em seguida fazer um intenso trabalho de discipulado dos novos convertidos, ensinado como viver a vida cristã autentica.

EM TODAS AS IGREJAS. Não há dúvida, que Paulo fala sobre as igrejas por ele fundadas e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Até porque Paulo não tinha nenhuma gerência sobre as igrejas fundadas pelas lideranças de Jerusalém em Israel e na Palestina. Quem se aprofunda na compreensão de como funcionava a igreja primitiva em termos de administração, sabe que haviam dois núcleos administrativos, o principal em Jerusalém, com os apóstolos e as igreja gentílicas com o apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...