1 Coríntios 7:10-11 - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
TODAVIA, AOS CASADOS, MANDO. Dentro deste capítulo sete de sua carta, Paulo deixa transparecer por três vezes que estava dando sua opinião pessoal, sobre os temas que os irmãos de Corinto mandaram lhe perguntar. Porem, nestes dois versículos, ele diz que o caso era diferente, e que ele transmitia tais recomendações como mandamento para os cristãos. Por isso que o autor diz aos que são casados que efetivamente mandava, para em seguida ele justificar porque estava ordenando.
NÃO EU MAS O SENHOR. Para o próprio bem faz famílias cristãs, Paulo afirma que este mandamento para os que faziam parte da igreja de Corinto, vinha não de sua opinião pessoal, mas que estava de acordo com o que Jesus havia ensinado, quando ainda estava com os seus apóstolos. É provável que o escritor faça uso das tradições orais que iam sendo passadas sobre os ensinos de Jesus, e não dos quatros evangelhos.
QUE A MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO. De acordo com o judaísmo, não era permitido que as mulheres se apartassem dos seus esposos, mesmo que eles viessem a lhes trair. O cristianismo também recomenda que as mulheres sejam submissas aos seus esposos, porem, em caso de traição por parte do seu esposo, abre-se a exceção para que a mulher escolha, se quer se separar ou não do marido.
SE, POREM, SE APARTAR. Paulo está falando para as mulheres cristãs, que se elas resolverem se apartar do marido, que elas fiquem sem se casar novamente. O mandamento é que não se aparte do marido, mas se não deu certo o casamento, ninguém é obrigado a viver com quem não quer. Porem, o conselho é que a mulher fique sem marido, que se dedique completamente as coisas de Deus e da igreja.
QUE FIQUE SEM CASAR. De acordo com as leis e os costumes sociais que prevaleciam na cidade de Corinto, as mulheres estavam trocando de maridos como se trocavam de roupas. No entanto, isso não poderia acontecer no seio da igreja cristã, por isso que Paulo faz tais recomendações, não permitindo que o mesmo que acontecia na sociedade viesse a acontecer dentro da igreja. A mulher cristã tinha que ser diferente.
OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO. Certamente Paulo fala daqueles casos em que a separação do casal partia da mulher e não do homem. E neste caso, se a mulher percebesse que fez uma grande besteira em deixar seu marido, que buscasse se reconciliar com ele, em vez de buscar contrair um novo casamento. Cada caso é um caso, porem, que estes conselhos do apóstolo dos gentios servissem de base.
E QUE O MARIDO NÃO DEIXE A MULHER. Percebe-se que o escritor não diz para com o homem, tudo que ele recomendou para as mulheres. Como judeu que era, certamente Paulo ainda tinha alguns conceitos de sua crença anterior, o judaísmo, quanto ao que a lei de Moisés determinava sobre estes casos. Seja como for, mas o escritor deixa o seu recado, que os maridos não deixassem suas esposas, mas que buscassem viver com elas, quebrando assim as regras do judaísmo e da sociedade.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
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