sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:6

1 Coríntios 5:6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
NÃO É BOA. Além de conhecer bem a todos aqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, por ser ele o fundador daquela comunidade cristã, Paulo estava bem informado de tudo que vinha transcorrendo naquela igreja. E não eram boas as mensagens que já haviam chegado até o autor desta carta, sobre os seus filhos na fé na cidade de Corinto. O escritor esperava coisas melhores daquela gente, no entanto, se encontrava decepcionado com o comportamento dos líderes locais e de todos.

A VOSSA JACTÂNCIA. As principais personagens daquela igreja estavam se vangloriando de coisas, que ao contrário deveriam mesmo era se envergonharem, isso porque estavam permitindo que o mundo entrasse na igreja, por meio de pessoas que escandalizavam a comunidade cristã. Os coríntios estavam se orgulhando de coisas que não se devia nem se nomear no meio do povo de Deus e na igreja de Cristo.

NÃO SABEIS. Os discípulos de Cristo naquela cidade se achavam os mais sábios de todos, passavam por lá os mais eloquentes pregadores daquela época, os líderes locais se achavam os mais espertos de todos que faziam parte das igrejas daquela época também. Mas não tinham visão para o que era correto, ao ponto de permitirem que os membros daquela comunidade cristã se conformassem com as coisas doeste mundo.

QUE UM POUCO. Os chamados pecados menos graves podem levar uma igreja por inteira a se desviar da verdade do evangelho. E isso se dá quando os líderes locais deixam de aplicar a correta e justa disciplina nos membros que fazem os seus deslizes e ficam por isso mesmo. A título de hoje, está difícil de se aplicar até mesmo a mais moderada disciplina, quanto mais o que se pode chamar de exclusão da igreja.

DE FERMENTO. O fermento se tornou um provérbio no meio do povo de Deus, como sendo a essência da hipocrisia religiosa, das doutrinas heréticas e do artificialismo cristão. No caso da aplicação desta metáfora por Paulo, neste texto, ele alerta aos seus leitores que, os erros que estavam sendo aceitos naquela igreja, se não fossem sanados e resolvidos, com o passar do tempo, poderiam contaminar toda a igreja local de Cristo naquele lugar, e até chegar em outras igrejas cristãs no mundo gentílico.

FAZ LEVEDAR. Este levedar, neste texto, fala da multiplicação da essência da massa e da multiplicação do seu conteúdo. No tocante aos pecados aceitos na igreja cristã de Corinto, tem o significado de multiplicação de ações erradas, que deveriam ser cortadas pela raiz, porque se assim não fosse, não demoraria muito, até que as coisas comuns lá do mundo fossem completamente aceitas e até aprovadas na igreja.

TODA A MASSA? Os líderes locais das igrejas tem um papel muito importante no tocante ao combate ao pecado dentro da comunidade cristã. A palavra de Deus nos faz entender que, aqueles erros praticados pelos membros das comunidades cristãs de pequena gravidade devem ser aplicada a correta disciplina. Já aqueles pecados mais graves, que causam escândalos e afetam a imagem da igreja, devem os seus praticantes ser excluídos da comunhão da igreja, é assim que ensina a bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...