segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:10

1 Coríntios 5:10 - Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
ISSO NÃO QUE DIZER ABSOLUTAMENTE. Este versículo é uma continuação do texto anterior em que o escritor faz uma recomendação muito séria, aconselhando aos servos de Cristo que não se associassem com aqueles que se dizendo irmãos fossem pessoas de mau testemunho, tanto no mundo, e principalmente no seio da igreja. Mas no tocante aqueles que ainda não eram pessoas convertidas, que houvesse compreensão da parte dos irmãos, porque era necessário conviver com elas.

COM OS DEVASSOS. Estes são todos aqueles que são programados pela sociedade sem Deus a praticarem tudo aquilo que vem na mente, porque são dominados pelas concupiscências da carne e pela soberba da vida. O homem natural se deixa levar pelos vícios degradantes de uma sociedade corrompida, ao ponto de achar que o ser humano só existe para esta dimensão da sua existência, negando a sua eternidade.

DESTE MUNDO. O escritor fala sobre o sistema terreno de viver a existência nesta vida presente, bem como de tudo aquilo que serve de engano, no sentido de entrelaçar os filhos dos homens na degradação moral e ética. A terra esta cheia de homens profanos, que só acreditam nas coisas materiais, ou seja, naquilo que se pode ver, ouvir, tocar e ter acesso por meio dos sentidos físicos, o materialismo prático.

OU COM OS AVARENTOS, OU ROUBADORES. O avarento é aquele tipo de ser humano que coloca como seu deus os bens materiais, ele mata e faz qualquer coisa para adquirir riquezas. E os roubadores são aqueles que tomam dos outros, aquilo que não lhe pertence. Geralmente os ladrões são ao mesmo tempo avarentos, porque colocam a vida dos outros e a sua própria em risco pela ganância financeira do dinheiro.

OU COM OS IDÓLATRAS. A idolatria religiosa é aquela em que os politeístas deixam de adorar e confiar no verdadeiro Deus, para adorar ou venerar os ídolos e as imagens de escultura, um dos mais terríveis pecados contra Deus. Já a idolatria social diz respeito ao ser humano deixar de ter Deus em primeiro lugar, para ser dominado pelos ídolos diversos. A pessoa pode ter como ídolo a si mesmo, o dinheiro, outro homem e etc.

PORQUE ENTÃO SERIA NECESSÁRIO. Há uma necessidade da nossa convivência em sociedade, foi para isso que nascemos neste tão vasto planeta terra, para viver em sociedade e desfrutarmos das experiências com o nosso próximo. Temos os nossos familiares que ainda não se converteram, temos os nossos amigos do dia a dia, colegas de trabalho ou de estudos, além dos nossos conhecidos, com quem lidamos.

SAIR DO MUNDO. Não tem como viver nesta terra sem o contato com as pessoas, sejam elas da denominação da qual fazemos parte, ou da sociedade de um modo geral. Não ter contato com as pessoas é impossível. Nesta terra, a maioria das pessoas são incrédulas, de forma que, para vivermos a nossa experiência como ser humano, precisamos conviver em sociedade. Caso contrário, seria necessário sair deste mundo. Somente nas mansões celestiais é que, somente haverá pessoas do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...