sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:8

1 Coríntios 4:8 - Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!
JÁ ESTAIS FARTOS! Paulo conhecia bem aquela igreja, porque foi ele o fundador da mesma, bem como estava bem informado da situação predominante de todos que faziam parte daquela comunidade cristã. Eles estavam fartos de tudo que uma igreja precisava, porem, não sabiam como administrar os dons recebidos, até porque havia Jactância de alguns para o que era negativo, até mesmo com respeito as coisas de Deus, razão porque haviam as facções e o partidarismo na igreja cristã em Corinto.

JÁ ESTAIS RICOS! Não havia falta de nada, os dons espirituais eram abundantes, os dons ministeriais do mesmo jeito, é tanto que tinha ministros demais, e com isso já se percebia uma certa concorrência entre eles, alguns querendo se tornar lideranças locais daquela igreja. Porem, sem a permissão de Paulo, o que não poderia ser, porque foi Paulo quem fundou aquela igreja, que era uma igreja, que era rica em tudo.

SEM NÓS. Não dá para identificar se o autor fala nestes termos diretamente para a igreja, como corpo de Cristo ou se ele se dirige especificamente a um dos seus oponentes naquela igreja, ou ainda se ele fala com o seu amigo de ministério, Apolo. É certo dizer que aquela igreja, se não pela grande maioria, mas por meio de alguns, desejava mesmo era se tornar independente em sua administração local.

REINAIS! Há quem diga que a igreja de Corinto desejasse, se não pela sua maioria se desligar do ministério de Paulo e seus amigos, eles que eram responsáveis pela fundação e administração das igrejas no mundo gentílico. Para então ficar ligada diretamente a Jerusalém por meio de Cefas. Como também não fica descartada a possibilidade de que alguns quisessem que aquela igreja se tornasse independente, sendo administrada por um líder local ou pelo próprio Apolo.

E QUISERA REINÁSSEIS. Paulo não via nenhum problema se aquela igreja quisesse se tornar independente, sendo administrada por uma liderança local escolhida por eles próprios, desde que, estivesse ligada de alguma forma, ao seu ministério geral, ele que era responsável pelas igrejas fundadas no mundo gentílico. Houve um acordo entre Paulo e os líderes de Jerusalém que assim seriam administradas as igrejas.

PARA QUE TAMBÉM NÓS. Se porventura a escolha da liderança local fosse Apolo, mesmo com a independência deles, quanto à administração de Paulo, para o apóstolo dos gentios não mudava nada, até porque, Paulo tinha confiança em Apolo de que não mudava nada quanto a sua influência sobre aquela comunidade cristã, porque eles eram amigos de ministério, bem como amigos pessoais, assim pensava Paulo.

VIÉSSEMOS A REINO CONVOSCO. O escritor era consciente de sua missão em levar o evangelho das boas novas de Cristo em muitas partes do mundo, por isso não poderia dar assistência a somente uma igreja local, como no caso da igreja em Corinto. De forma que, ele dava total apoio as lideranças locais, que eram constituídas por ele próprio. Agora, Paulo não abria mão de que a igreja de Corinto continuasse ligada ao ministério das igrejas gentílicas, e não a Jerusalém, como queriam alguns de Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...