sábado, 20 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:10

1 Coríntios 6:10 - Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
NEM OS LADRÕES. No capítulo anterior, o autor desta carta já havia alertado aos seus filhos na fé que não se associassem com aqueles que se dizendo irmãos fossem praticantes desta lista de vícios que ele enumera neste versículo. Há quem diga que esta palavra “ladrão” citada por Paulo se refere à exploração financeira que os profissionais do evangelho viviam fazendo contra a igreja de Cristo, o que se pode chamar de comércio da fé, por parte dos que vendem a palavra de Deus ou o louvor.

NEM OS AVARENTOS. Esta avareza sobre a qual fala o escritor diz respeito à ganância financeira de alguns ou de muitos que vendem até a sua alma ao adversário por amor excessivo ao dinheiro. Essa mesma ganância já havia dominado a muitos líderes religiosos que buscavam tirar proveito financeiro da igreja de Cristo, vendendo seus supostos serviços prestados ao povo de Deus, o que é a venda de indulgência.

NEM OS BÊBADOS. A questão do alcoolismo é antiga, e a título de hoje é um dos vícios mais comuns no meio da sociedade. Desde os tempos da igreja primitiva que os verdadeiros líderes do cristianismo buscavam combater esta chaga social, porque a bebedice tem provocado prejuízos irreparáveis no meio da sociedade, das famílias e na vida pessoal de muitas pessoas. Não tem lugar na igreja para quem tem esse vício.

NEM OS MALDIZENTES. Esse é o tipo de pessoa que vive reclamando por tudo, para ela ninguém está certo, porque somente ela está com a razão. Os maldizentes também são murmuradores, isso porque este tipo de gente vive insatisfeito com sua própria qualidade de vida, não aceita a opinião nem o conselho de ninguém, e geralmente os maldizentes são ao mesmo tempo falastrão, porque blasfemam de tudo e de todos.

NEM OS ROUBADORES. Neste texto, a palavra “roubadores” é vista um pouco diferente de ladrões, porque os ladrões muitas vezes usam do engano para tomarem posse do que não é seu. Já os roubadores são aqueles que tomam por assalto aquilo que pertence aos outros. Neste caso, roubadores usam de meios violentos para saquear os bens que não lhe pertencem. Em muitos casos, este tipo de crime também é chamado de latrocínio, que é o roubo seguido de morte das suas vítimas.

HERDARÃO. Os injustos, os devassos, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, os sodomitas, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os maldizentes, e nem os roubadores herdarão o reino de Deus. Se os praticantes destes pecados não se arrependerem ainda com vida e deixarem estes vícios, quando partirem desta vida para a outra, o evangelho está dizendo que tais pessoas não terão direito a salvação.

O REINO DE DEUS. O reino de Deus também é chamado de reino dos céus ou reino de Cristo. Esta expressão pode ser vista em dois tempos: O primeiro em se tratando dos dias de hoje, que representa o governo de Deus ou de Cristo sobre a vida e o coração das pessoas nesta dimensão da existência humana. E o segundo diz respeito à vida eterna ou eternidade futura com Deus e com Cristo nas mansões celestiais. Não ter direito a participar do reino eterno de Deus é ser condenado perante a justiça divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...