quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:6

1 Coríntios 4:6 - E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
E EU, IRMÃOS, APLIQUEI ESTAS COISAS. O estudo mais profundo das cartas de Paulo nos faz compreender que a igreja primitiva tinha dois núcleos administrativos, que eram as igrejas administradas pelos apóstolos de Jerusalém, e as igrejas coordenadas por Paulo e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Nas igrejas fundadas por Paulo, ele mesmo, juntamente com seus amigos de ministério, criaram as regras de como lidar com cada igreja local. Tendo também as regras administrativas gerais.

POR SEMELHANÇA, A MIM E A APOLO. No caso da igreja cristã em Corinto, Paulo estabeleceu as mesmas regras para ele e para Apolo, eles que eram companheiros de ministério. Apesar de ter naquela igreja o partido de Apolo, isso não quer dizer que Apolo era oponente de Paulo, pelo contrário, eles eram amigos de ministério, estando neste momento Apolo como líder local, colocado por Paulo e com seu apoio.

POR AMOR DE VÓS. Tanto Paulo, quanto Apolo vinham fazendo a obra de Deus na igreja cristã de Corinto, movidos pelo amor fraternal, que deve reinar na vida dos ministros do evangelho de Cristo. Paulo e Apolo eram homens de Deus que trabalhavam em harmonia, e por amor aos leitores desta carta, davam tudo de si mesmos para o bem-estar da obra de Deus naquela cidade, porque amavam a todos.

PARA QUE EM NÓS APRENDAIS. Conforme o que se sabe, só na fundação da igreja de Cristo em Corinto, Paulo passou mais de um ano e maio, tendo feito pelo menos mais duas visitas àquela comunidade cristã. Já Apolo, não se sabe quanto tempo ele estava administrando aquela igreja. Tudo que eles falavam e faziam era dando o bom exemplo de como se deve lidar com a palavra de Deus e com as Santas Escrituras.

A NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO. Não há unanimidade entre os comentaristas sobre quais escritos se refere o apóstolo dos gentios. Há quem diga que Paulo esteja se referindo as Escrituras dos hebreus, que nesta mesma época haviam três Cânons. Mas também existem aqueles que defendem que Paulo havia escrito suas regras internas lá na própria igreja local de Corinto, falando sobre estes assuntos de interesse local.

NÃO VOS ENSOBERBECENDO A FAVOR DE UM. Tudo isso nos faz entender que, ainda na fundação daquela comunidade cristã, Paulo percebeu que havia a tendência interna de racha entre os que dela faziam parte. Portanto, tais recomendações do apóstolo ensinavam de que os ministros do evangelho de Cristo trabalham em comum acordo para o crescimento do reino de Cristo e não divididos entre si, por meio das facções.

CONTRA O OUTRO. Mesmo ensinando, pregando e exortando sobre a unidade ministerial em torno da obra de Deus, a realidade demostra que os cristãos de Corinto não aprenderam a lição, por isso haviam lá vários partidos. Mas essa era uma questão local entre os que eram membros daquela igreja. No entanto, Paulo, Apolo e os demais ministros que foram consagrados por Paulo, trabalhavam unidos, porque um não trabalhava contra o outro. Hoje, neste aspecto, a guerra é hostil e desonesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...