segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:13-14

1 Coríntios 4:13-14 - Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.
SOMOS BRASFEMADOS. Não só na igreja de Cristo em Corinto, mais em outras tantas, haviam levantes dos falsos líderes contra a pessoa de Paulo e principalmente contra seu ministério, que era um ministério diferente do ministério exercido por aqueles que faziam parte da igreja matriz de Jerusalém. Depois que Paulo fundou grandes igrejas no mundo gentílico, muitos dos líderes legalistas desejavam invadir os campos missionários de Paulo, e se tornarem líderes locais das igrejas fundadas por Paulo.

E ROGAMOS. A igreja de Corinto era um exemplo das lutas que o apóstolo dos gentios tinha que enfrentar, para manter unidas as igrejas gentílicas fundadas por ele, sob sua administração geral, apesar de que Paulo mesmo constituía lideranças locais para tomarem conta das igrejas em cada cidade e região. O rogo de Paulo se traduz pelo seu trabalho de reconciliação com as igrejas e as lideranças pela unidade.

ATÉ AO PRESENTE TEMOS CHEGADO A SER COMO LIXO DESTE MUNDO. O escritor sofria terrível desprezo por parte daqueles que se achavam melhores do que ele. Na igreja de Corinto, chegavam a acusar a Paulo de que ele não era um verdadeiro apóstolo de Cristo, porque não tinha convivido pessoalmente com o Senhor Jesus. Depois o acusavam de não receber dinheiro, porque não era apóstolo de Cristo.

E COMO ESCÓRIA DE TODOS. Quando o autor diz que era considerado como lixo, isso nos fala do quanto os seus oponentes o desvalorizavam diante da própria igreja de Cristo. E quando o escritor fala de escória, ele está falando do resto de algo que é desprovido de qualquer valor. O lixo ainda pode ser reciclado, mas o refugo do lixo para nada presta. Era o que diziam de Paulo, que ele não servia para nada.

NÃO ESCREVO ESTAS COISAS PARA VOS ENVERGONHAR. Os opositores de Paulo viviam se orgulhando de serem lideranças representantes de Jerusalém, apresentando suas credenciais de autoridades apostólicas de Cristo. Outros se gabavam de serem possuidores da sabedoria pela prática da retórica e da oratória perfeita. Enquanto isso, Paulo demostrava humildade e simplicidade, afirmando que ele teve que passar pelas mesmas coisas que o seu Mestre Jesus Cristo teve que atravessar em seu ministério.

MAS ADMOESTO-VOS. Admoestar é aconselhar para o que é bom e correto, e no caso de Paulo, foi assim desde o princípio, quando ele esteve entre os coríntios pregando o evangelho e lhes ensinando as doutrinas cristãs. Mesmo que ficassem estremecidos com o escritor, mas suas intenções eram as melhores possíveis. Mesmo estando ausente no momento, mas por carta, Paulo buscava edificar seus filhos na fé.

COMO MEUS FILHOS AMADOS. Na verdade, os leitores desta carta eram de fato filhos na fé de Paulo, porque eles foram gerados pelas mensagens transmitidas pelo apóstolo dos gentios, quando em Corinto esteve pregando as boas novas do evangelho libertador do Senhor Jesus Cristo. Além de serem filhos na fé do apóstolo, eles também eram pessoas muito amadas de Paulo, porque moravam em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...