sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:1

1 Coríntios 7:1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher.
ORA. Era mais que natural que o apóstolo Paulo se comunicasse constantemente com as comunidades cristãs por ele fundadas no mundo gentílico, isso porque o apóstolo dos gentios, como missionário transcultural, vivia de cidade a cidade de país a país, semeando e espalhando as boas novas de Cristo. Assim sendo, Paulo costumava receber de Deus as revelações, e assim, repassar para as igrejas específicas por meio de Correspondências, cartas, missivas ou também epístolas por ele escritas.

QUANTO AS COISAS. Assim como Paulo costumava enviar suas cartas as igrejas por ele fundadas, a coisa funcionava ao inverso também, em que os líderes das igrejas locais ou as próprias igrejas locais, enviavam cartas ao apóstolo Paulo para dirimir dúvidas ou pedirem orientação sobre determinadas questões. Os dois volumes grandes das epístolas de Paulo aos Coríntios, na realidade não foram apenas duas cartas.

QUE ME ESCREVESTES. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam que, o material contido, principalmente nos capítulos cinco a sete desta carta, são respostas de Paulo aos seus filhos na fé, abordando assuntos que os coríntios mandaram perguntar a Paulo como se deveria resolver problemas locais naquela comunidade cristã. Neste caso, fica comprovado pelo autor que recebeu uma carta dos irmãos.

BOM SERIA. Na carta que os seguidores de Cristo em Corinto enviaram para Paulo, provavelmente pelos da casa de Cloé, haviam dúvidas sobre o celibato dos homens, não somente para os que faziam parte do ministério, mas de um modo em geral. Neste mesmo capítulo, Paulo deixa transparecer que não tinha uma revelação de Deus para a igreja de Cristo, dentro deste assunto, e ele emite seu parecer pessoal.

QUE O HOMEM. Paulo, mais do que qualquer outro, tinha autoridade pessoal para transmitir esse seu conselho pessoal aos irmãos daquela igreja, isso porque, ele fez a opção de não se casar, para se dedicar completamente as suas atividades em levar o evangelho em várias partes do mundo civilizado de sua época. Paulo não somente não quis se casar, mas ele fez a opção pessoal pelo celibato, mas isso não era regra geral.

NÃO TOCASSE. No caso de Paulo, ele não só optou em ficar solteiro (apesar de que alguns afirmam que ele antes de se converter tinha mulher) mas também o apóstolo decidiu renunciar qualquer relação sexual com mulher. Jesus falou sobre este assunto, quando disse que existem alguns que optam por serem eunucos, ou seja, é como se o homem se castrasse a se mesmo, para não ter relações sexuais com mulheres.

EM MULHER. Bom seria que o homem não tocasse em mulher. Por isso, que se afirma que, este capítulo sete desta carta, mais contem a opinião pessoal do escritor, do que uma regra geral a ser aplicada aos seguidores de Cristo. Quando Deus criou o homem, fez-lhe uma adjutora, porque viu que não era bom que o homem estivesse só. Neste caso, o escritor fala sobre as relações sexuais lícitas ou ilícitas de um homem com uma mulher. Não sabemos como, mas deve haver algum tipo de benefício físico ou espiritual neste tipo de abstinência sexual, mesmo em se tratando dos casos lícitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...