domingo, 21 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:11

1 Coríntios 6:11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo do nosso Deus.
E É OS QUE ALGUNS TÊM SIDO. Paulo lança sua crítica contundente contra a alguns que faziam parte da igreja cristã de Corinto, mas que ainda não tinha se enquadrado nos padrões estabelecidos pelas doutrinas cristãs. O que determina se alguém realmente é um cristão verdadeiro é efetivamente a mudança de vida que tal pessoa apresenta, depois de ter aceito a Cristo como Senhor e Salvador. Alguns daquela comunidade cristã de Corinto estavam vivendo na igreja, como viviam lá no mundo.

MAIS HAVEIS SIDO LAVADOS. É provável que o autor se refira aos preparativos iniciais que os seus filhos na fé tenham participado, quando ainda da fundação daquela igreja. Paulo pregou o evangelho, eles creram nas boas novas de Cristo, aceitaram ao Senhor Jesus, chegaram a participar do batismo em água. No entanto, aquele batismo não teve uma realidade profunda, no sentido de representar a mudança de vida.

MAIS HAVEIS SIDO SANTIFICADOS. Além de ganhar para Cristo os seus leitores, o apóstolo dos gentios passou aproximadamente um ano e meio aplicando o verdadeiro e eficaz discipulado, preparando os novos convertidos para a caminhada cristã. Além de que Apolo foi deixado por Paulo naquela igreja para regar as plantinhas recém convertidos ao reino de Cristo. Mas nem isso era suficiente para eles.

MAIS HAVEIS SIDO JUSTIFICADOS. Paulo era especialista em demostrar aos seus ouvintes e filhos na fé da eficácia da obra de redenção realizada por Cristo para justificar a todos que o aceitavam como Senhor e Salvador. E na realidade, os efeitos benéficos da morte expiatória do Cordeiro de Deus estavam disponíveis para todos os leitores desta carta. Todavia, alguns daquela igreja desprezavam a morte de Cristo.

EM NOME DO SENHOR JESUS. Paulo se sentia decepcionado com alguns daquela comunidade cristã, porque eles estavam menosprezando o poder que há no nome de Cristo. De fato, tinham confessado de princípio o nome do Senhor Jesus Cristo, mas com a ausência de Paulo, estavam negando o nome do Senhor Jesus. Tudo que Paulo fez e executou para o bem daquela igreja tinha sido no nome poderoso de Cristo.

E PELO ESPÍRITO SANTO. Desde os primeiros momentos, quando da fundação daquela comunidade cristã, que era marcante e poderosa a presença do Espírito de Deus entre os que aceitavam a Cristo. A prova disto é que eram abundantes as manifestações dos dons espirituais entre os da igreja de Corinto. Porem, nem isso tinha importância para alguns que resistiam em não ser guiado pelo Paráclito, o Espírito Santo de Deus.

DO NOSSO DEUS. O Espírito Santo é de Deus porque vem diretamente do Pai aos seus filhos. Ainda no tempo da velha dispensação, Deus prometeu o derramamento do seu Espírito Santo sobre a sua família na terra. Quando Jesus exerceu seu ministério, ele confirmou tal promessa aos seus seguidores. E a partir do dia de pentecostes, o Espírito de Deus veio para ficar com a igreja remida de Cristo na terra, até o arrebatamento da mesma. Alguns de Corinto estavam desprezando o Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...