1 Coríntios 7:14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
PORQUE O MARIDO DESCRENTE. Paulo esta expondo seus conselhos para os casos em que um dos conjugues não faz parte da igreja de Cristo. E neste caso em foco, ele fala da mulher que serve a Cristo, mas o marido ainda não. No entendimento do autor, o marido que não se entregou a Cristo, mas que tem sua mulher orando por ele, entregando sua vida e dos filhos nas mãos de Deus, esse marido é beneficiado com os favores de Deus, isso por intermédio da sua esposa, que é uma serva de Deus.
É SANTIFICADO. Neste caso, não se trata da transmissão automática da santidade de vida, da mulher para seu marido, em se tratando da pureza da alma e do espírito. O que o apóstolo esta fazendo é uma comparação do que é possível no cristianismo, comparando com o judaísmo. Porque no judaísmo, não era permitido em hipótese alguma à união do incrédulo com uma mulher judia, seguidora do tradicional judaísmo.
PELA MULHER. Já no cristianismo, dependendo do caso, Paulo deixa bem claro que é possível a vida conjugal entre a mulher que serve a Deus e o seu marido que ainda não é convertido. Principalmente naqueles casos em que a mulher aceita a Cristo como Senhor e Salvador, mas seu marido não aceitou ainda. Nestes casos e outros, a mulher não precisa deixar seu esposo, porque ele ainda não se converteu para Cristo.
E A MULHER DESCRENTE. Agora, Paulo faz o caminho inverso, em que o marido aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, mas a sua esposa ainda não se decidiu em caminhar com ele nos caminhos do evangelho. A palavra descrente fala da pessoa que é incrédula, que ainda não tomou a feliz decisão de viver para Cristo e com Cristo. Neste caso, o escritor esta falando sobre a esposa do irmão que ainda é descrente.
É SANTIFICADA PELO MARIDO. Só repetindo, esta santificação não se trata da santidade da alma e do espírito, mas se trata da aceitação de uma situação, em que é melhor aceitar, do que haver a separação do casal, porque o marido é um servo de Deus e sua esposa ainda não aceitou seguir ao evangelho da libertação. Paulo dá sua opinião que é tolerável estas situações para o bem e a construção da família.
DE OUTRA SORTE OS VOSSOS FILHOS SERIAM IMUNDOS. Que culpa tem uma criança, pelo fato de seus pais pertencerem a religiões diferentes? Portanto, desejando o bem estar da família, e a manutenção do casamento, é que Paulo permitia, de conformidade com o cristianismo, a união de pessoas da igreja com pessoas descrente. Até porque, com a dissolução do casamento os filhos quem mais sofriam.
MAS AGORA SÃO SANTOS. Não é que os filhos dos crentes sejam crentinhos automaticamente, até porque no cristianismo a salvação é individual. Mas, o escritor esta falando em termos de aceitação de tais situações, em que um dos conjugues é casado com uma mulher descrente. Paulo tem uma percepção que, aquele marido que serve a Deus, vai de alguma maneira influenciar sua esposa, como também seus filhos a que mais sedo ou mais tarde, ambos terão a oportunidade de aceitarem a Cristo.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
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