segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:12-13

1 Coríntios 5:12-13 - Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
PORQUE, QUE TENHO EU EM JULGAR TAMBÉM. Os opositores de Paulo em Corinto viviam lhe acusando, de ser o apóstolo dos gentios, muito complacente com os incrédulos, com suas mensagens sobre a graça de Deus, a misericórdia e o amor do Senhor. Porque na realidade, o evangelho é de boas novas, e assim sendo, os pregadores do evangelho devem transmitir uma mensagem atrativa para aqueles que ainda não nasceram de novo, a fim de despertar interesse pelo reino de Cristo.

OS QUE ESTÃO DE FORA? Uma das metas prioritárias do ministério e chamada de Paulo era pregar o evangelho das boas novas de Cristo para aquelas pessoas que ainda não conheciam o Cristo de Deus. Em seus trabalhos missionários, o apóstolo não vivia condenando as pessoas nem julgando as mesmas, mas em sua mensagem Cristocêntrica, o apóstolo dos gentios buscava mostrar a salvação em Cristo Jesus.

NÃO JULGAIS VÓS OS QUE ESTÃO DENTRO. Agora, caiu na rede é peixe, e depois de se converter ao cristianismo, o apóstolo procurava de todas as formas fazer um bom discipulado nos novos convertidos para que vivessem de conformidade com as doutrinas cristãs. E o escritor, Paulo, esperava que seus ensinos em Corinto fossem aplicados, no sentido de disciplinar e até excluir se necessário fosse, os insubmissos.

MAS DEUS JULGA. Paulo não queria ser juiz dos que ainda não conheciam as verdades do evangelho de Cristo. Deus como Criador de todas as coisas e juiz dos vivos e dos mortos é quem tem o direito de por no banco de réu a todos aqueles que não aceitam a mensagem do evangelho de Cristo, que tem chegado a todos os recantos do mundo. Paulo buscava transmitir uma mensagem atrativa, a quem ainda não era convertido.

OS QUE ESTÃO DE FORA. O autor fala a respeito daquelas pessoas que não conheciam o plano da salvação de Deus por meio de Cristo Jesus. O apóstolo dos gentios deixa bem claro que, os pregadores do evangelho não devem condenar as pessoas que ainda não conhecem o evangelho, e que somente o juiz dos vivos e dos mortos é quem vai fazer isso, no tempo próprio do grande trono branco, juízo final.

TIRAI, POIS, DENTRE VÓS. Mas, em se tratando daqueles que conhecem as verdades das doutrinas cristãs, os líderes locais das igrejas de Cristo deveriam aplicar a disciplina, naqueles que praticassem pecados mais leves. Porem, a exclusão da comunhão, aqueles que conhecendo a verdade, escandalizam o evangelho de Cristo, envergonhando a comunidade cristã, o que acontece muito, nas igrejas da atualidade.

A ESSE INÍQUO. Em se tratando do caso em que Paulo aborda no começo deste capítulo, aquele que forçou a ex-esposa do seu próprio pai, ou seja, sua madrasta, esse deveria ser de forma sumária excluído da comunhão da igreja, até para não incentivar os demais a viverem uma vida carregada de pecados graves. Não ficando de fora os devassos, os avarentos, os idolatras, os beberrões, os maldizentes, os roubadores e todos aqueles que transgredissem deliberadamente as doutrinas cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...