segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:11

1 Coríntios 5:11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
MAS AGORA VOS ESCREVI. Percebe-se a preocupação de Paulo com o bem-estar espiritual da igreja de Cristo, que não poderia ser afetada com os pecados individuais de alguns que não queriam largar sua vida pecaminosa, mas que também queriam fazer parte da comunidade cristã, o que não podia. Não há dúvida nesta declaração do autor que ele se refere ao conteúdo próprio desta sua carta, e com todo empenho buscando resolver, mesmo a distância, problemas de pecados de estimação de alguns.

QUE NÃO VOS ASSOCIEIS. O escritor repete sua exortação, agora de maneira mais clara, que os líderes da igreja cristã de Corinto precisavam tomar atitudes mais fortes, no sentido de afastar da comunhão da igreja de Cristo, aqueles que estavam praticando seus pecados deliberadamente, provocando escândalos dentro da igreja cristã de Corinto. Nestes casos citados pelo autor, tinha que haver a exclusão mesmo.

COM AQUELES QUE, DIZENDO-SE IRMÃO. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, se infiltravam no seio da igreja, muitos que se faziam de cristãos, mas no fundo, no fundo eram judaizantes. Como também muitos seguidores do gnosticismo se faziam de irmãos para transtornarem o evangelho de Cristo. Por fim, grande parte dos que se infiltrava na comunidade cristã, não haviam deixado o mundanismo.

FOR DEVASSO. OU AVARENTO. Estes mesmos que se infiltravam no seio da igreja de forma camuflada, ali estavam com intenções fraudulentas, porque desejavam mesmo era tirar proveito financeiro das igrejas de Cristo. Mas em suas vidas particulares não passavam de homens profanos, que as ocultas guardavam seus intentos malignos de explorarem o povo simples e humilde que serviam a Cristo Jesus na sua igreja.

OU IDÓLATRAS, OU MALDIZENTES. O partidarismo na igreja cristã de Corinto demonstra sua tendência religiosa à prática da idolatria. O respeito e a reverência exacerbada aos líderes cristãos, já descaminhava para a idolatria de algumas personagens do meio cristão. Além de serem avarentos, estes camaradas viviam reclamando por mão conseguirem sugar o leite, a lã e a carne das ovelhas de Cristo.

OU BEBERRÃO, OU ROUBADOR. Estes homens devassos queriam manter seus vícios degradantes, mesmo fazendo parte da igreja cristã de Corinto. Paulo não permitia que aqueles que faziam parte da igreja do Senhor Jesus vivessem participando da bebedice, porque este vício sempre foi causa de grande miséria na vida das pessoas. Outros eram roubadores, que enganavam com falácia seus ouvintes no comercio da fé.

COM O TAL NEM AINDA COMAIS. Não é que um mesmo individuo fosse praticante de todos estes pecados, mas o escritor fala de modo genérico, porque algum poderia ser praticante de apenas um destes vícios. E quem se enquadrasse nesta lista de pecados, deveria ser excluído da comunhão da igreja, principalmente da Santa Ceia do Senhor. As refeições coletivas e em família era um ato de comunhão também, e neste caso, Paulo exorta que os irmãos não tenham comunhão com os praticantes destes pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...