sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:19

1 Coríntios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
OU NÃO SABEIS. Nesta mesma carta, Paulo já havia dito esta mesma mensagem aos seus leitores em 1 Coríntios 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Assim sendo, os seus filhos na fé só tinham que se livrar de qualquer contato com a prostituição, procurando viver a santificação em toda maneira de viver. No cristianismo não se permite viver de qualquer maneira, porque quem é discípulo de Cristo tem que renunciar as coisas imundas desta vida.

QUE O VOSSO CORPO. Quando Cristo chama um ser humano das trevas para viver na sua maravilhosa luz, é porque o Senhor vai capacitar tal pessoa para ser um instrumento do seu Espírito Santo nesta terra. Desta forma, se faz necessário limpar o vaso para ser cheio dos dons espirituais e ministeriais a serviço do reino de Cristo. O Espírito de Deus é Santo, e, portanto, não vai morar em uma casa suja e impura.

É TEMPLO. Essa é uma metáfora real, que representa uma verdade espiritual muito importante. Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mas ele habita no corpo santo de um servo fiel a ele. Essa verdade da nova dispensação é uma realidade que avançou em muito, comparada com o que acontecia na velha dispensação. O acesso que hoje temos a Deus é direto e pessoal, ele habita em nós.

DO ESPÍRITO SANTO. Essa declaração de Paulo aos seus leitores e que chega até nós como informação preciosa, demostra o quando Deus nos valoriza, ao ponto de enviar seu Santo Espírito para morar dentro de cada um de nós. Por isso que Paulo diz que o Espírito Santo intercede por nós, levando nossa oração até ao Pai (Romanos 8:27). Ter esta comunhão com o Espírito de Deus não tem preço, por isso que vencemos a todas as provações, porque é o Espírito de Deus quem nos fortalece para vencer sempre.

QUE HABITA EM VÓS. Deus prometeu enviar o seu Santo Espirito antes mesmo da vinda de Cristo, Jesus quando ainda estava na terra, também fez a mesma promessa e no dia de pentecostes ele cumpriu. Na vida do homem natural, o Espírito Santo faz visitas, para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Mas na vida dos discípulos verdadeiro se Cristo faz morada, habita e vive, manifestando sua graça e seu poder.

PROVENIENTE DE DEUS. A vinda do Espírito Santo para ficar com a igreja de Cristo até o arrebatamento dos remidos foi uma promessa feita pelo Deus de Israel, quando ainda nem existia a igreja de Cristo. (Joel 2:28-29) Deus promete derramar sobre a vida dos seus servos e servas o Espírito Santo. Quando uma pessoa se converte de verdade ao cristianismo, essa pessoa recebe essa mesma promessa de Deus e de Cristo.

E QUE NÃO SOIS DE VÓS MESMOS? Esta vinda do Espírito Santo para morar dentro dos filhos de Deus, fala da posse do Espírito de Deus sobre a vida dos que nasceram de novo e foram transformadas em novas criaturas em Cristo Jesus. Assim sendo, os discípulos do Senhor Jesus tem que ter a consciência de que seus corpos não pertencem a eles mesmos. Isso é muito importante, e muito sério, no sentido de que cada um de nós venhamos a viver não mais para si mesmo, porem, para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...