sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:3

1 Coríntios 5:3 - Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou.
EU, NA VERDADE. Paulo usa o “eu” enfático, porque tinha autoridade própria para isso, enquanto que, por exemplo, os líderes legalistas se apoiavam na autoridade do grupo apostólico de Jerusalém. Apolo, não tinha tal autoridade, porque era comissionado e apoiado pelo próprio Paulo. Jesus usava os termos, na verdade, na verdade, que é a mesma coisa que Paulo dizer, na verdade, para enfatizar que, o que passa a dizer era a realidade dos fatos em transparência e em sinceridade mesmo.

AINDA QUE AUSENTE. E essa era justamente uma das acusações que os oponentes de Paulo em Corinto faziam contra ele, mas isso na tentativa de tomar a sua liderança naquela comunidade cristã. Não que Paulo desejasse estar ausente, mas como ele era um missionário transcultural, tinha que levar o evangelho em muitas partes do mundo gentílico. Há quem diga que ele estivesse em Éfeso ou na Macedônia.

NO CORPO. O ser humano, seja ele quem for, em suas limitações não tem como ocupar mais de um lugar físico ao mesmo tempo. Paulo, apesar de ser um gigante na fé, não tinha o atributo de Onipresença, porque este é um atributo exclusivo de Deus. Portanto, não poderia estar no corpo presente em mais de um lugar ao mesmo tempo. De forma que seu corpo estava provavelmente na cidade de Éfeso.

MAS PRESENTE NO ESPÍRITO. É difícil de interpretar esta colocação feita pelo escritor, porque existem algumas possibilidades, que para alguns, humanamente falando é complicado de entender. O próprio Paulo passou por experiência de arrebatamento em espírito, que ele próprio faz transparecer que, se no corpo ou fora do corpo, não sabe, mas ele foi arrebatado até ao terceiro céu, que é a presença de Deus mesmo. Mas o apóstolo pode estar se referindo as suas ações presente em Corinto.

JÁ DETERMINEI. Da mesma forma é difícil ter certeza destas mesmas palavras, em como Paulo determinou alguma coisa quanto àquele que deveria ser excluído da comunhão cristã da igreja de Corinto. Não se sabe se Paulo se refere a esta carta, se por meio de um representante ou ainda por meio de suas orações. Porem, é certo afirmar que o escritor já havia decidido o que fazer com o individuou incestuoso.

COMO SE ESTIVESSE PRESENTE. Seja por escrito ou por intermédio dos seus representantes na igreja cristã de Corinto, mas as deliberações de Paulo quanto a este negócio tinha que se tornar realidade. Isso porque, ele como uma autoridade eclesiástica, e como fundador daquela comunidade cristã, tinha o direito de tomar decisões deliberativas, mesmo estando, como ele já disse ausente no corpo físico.

QUE O QUE TAL ATO PRATICOU. Não se sabe ao certo o nome deste homem que estava provocando escândalo para a comunidade cristã de Corinto. O que se presume é que este homem era alguém influente, ao ponto de meter medo nas lideranças locais, para que não tomassem nenhuma atitude contra ele. Sendo desta forma necessária uma intervenção do próprio Paulo neste negócio. Esse falso cristão havia tomado, ainda que a força, a própria mulher de seu Pai, que era sua madrasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...