quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:18

1 Coríntios 6:18 - Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
FUGI. Aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, não podiam viver como viviam os cidadãos comuns daquela cidade. Quando Cristo chama uma pessoa para lhe servir e seguir o seu reino, tal pessoa tem que viver uma vida de renúncia às coisas deste mundo, que desagradam a Deus. O cristão verdadeiro, como ele é um estrangeiro e peregrino no mundo, ele também vive como fugitivo, uma vez que, procura de todas as formas possíveis fugir dos vícios degradantes da sociedade.

DA PROSTITUIÇÃO. A prostituição é uma palavra que descreve em linhas gerais todos os pecados ilícitos do sexo, tais como: Adultério, entre pessoas casadas, prevaricação entre uma pessoa casada e uma solteira, fornicação, entre duas pessoas solteiras, homossexualismo, que é o sexo imundo entre dois homens, ou a sexo seboso entre duas mulheres, o que se chama de lesbianismo. Tudo isso é reprovado por Deus.

TODO PECADO. Assim como o “crime” é a transgressão das leis dos homens, da mesma forma, o pecado é a transgressão dos mandamentos de Deus. A legislação de Moisés estabelecia as regras do judaísmo, como o evangelho de Cristo estabelece as regras do cristianismo verdadeiro. Quem desobedece aos mandamentos de Cristo, está cometendo pecado contra Deus, contra o seu próximo ou contra si mesmo.

QUE O HOMEM COMETE. De acordo com a nova dispensação da graça de Deus para com a humanidade, cometer pecado é não andar conforme as boas novas do evangelho da verdade de Cristo. O homem natural tem prazer em viver pecando contra seu Criador, por meio de sua rebelião, desobediência e incredulidade. Todavia, quem segue os caminhos de Cristo, tem que se esforçar para não viver pecando.

É FORA DO CORPO. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo. É provável que o escritor esteja falando das consequências exteriores dos efeitos negativos do pecado praticado deliberadamente pelos seres humanos. Isso quer dizer que muitos pecados têm como consequências prejuízos financeiros. Já outros pecados maculam a alma do homem, com consequências eternas para seu espírito, que é eterno também. Muitos pecados não serão punidos nesta esfera da existência, mas na eternidade.

MAS O QUE SE PROSTITUI. Certamente o apóstolo Paulo está focalizando a questão da prostituição com aqueles que se diziam seguidores de Cristo, mas que ainda não haviam vencido a questão da prostituição com as meretrizes. Como também aqueles que mesmo fazendo parte da igreja cristã de Corinto, e que eram casados, mas que tinham mulheres fora do casamento, o que se constitui de adultério, e não podia.

PECA CONTRA SEU PRÓPRIO CORPO. Desde antigamente que sempre existiram as doenças venéreas, provenientes da prática do sexo ilícito, como hoje existem uma variedade muito grande destas doenças. Não há dúvida que Paulo está se reportando as consequências do pecado no próprio corpo, ainda nesta dimensão da vida, daqueles que se deixam levar pela prostituição. Sem falar que, no caso dos discípulos de Cristo, que perdem a oportunidade de serem templos do Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...