sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

1 Coríntios 5:4-5

1 Coríntios 5:4-5 - Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo. Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O nome de Cristo Jesus é o nome mais poderoso que se possa imaginar, porque o nome do Filho de Deus foi dado pelo próprio Deus, antes mesmo do seu nascimento, quando o anjo do Senhor apareceu ao nobre casal José e Maria. Nestes dois versículos encontramos a repetição por três vezes do título mais completo no nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque o que está se afirmando dentro deste texto é algo que envolve o grande poder de Cristo.

JUNTOS VÓS E O MEU ESPÍRITO. No texto anterior, o autor afirma que estaria ausente no corpo, porem, presente em espírito juntamente com a igreja cristã de Corinto, no momento em que os irmãos se reunissem para deliberar sobre a exclusão do elemento nocivo que estava escandalizado a comunidade cristã de Corinto. Tem um ditado que diz: A união faz a força, e tem tudo a ver com o que diz Paulo nesta sua afirmativa.

PELO PODER DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. No início, o apóstolo dos gentios dá o indicativo que esta ação da igreja juntamente com ele usaria o nome de Cristo Jesus como autoridade. Mas agora, nesta sua colocação, Paulo afirma que o próprio poder que há na pessoa bendita de Cristo Jesus era quem determinaria o resultado de tal ação da igreja do Senhor Jesus. A igreja pode determinar algo em nome de Cristo.

SEJA ENTREGUE A SATANÁS. O que Paulo escreve neste texto é algo esclarecedor sobre algumas coisas que somente o homem espiritual pode entender. Primeiro, o escritor afirma que existe uma forma operante neste mundo, que pode exercer influência sobre determinadas áreas da existência humana, e este ser espiritual do mal se chama satanás, que é adversário de Deus e de Cristo Jesus e dos filhos dos homens.

PARA DESTRUIÇÃO DA CARNE. A oração da igreja juntamente em comum acordo com o apóstolo Paulo, tiraria a proteção de Deus da vida do tal elemento incestuoso, e com isso, o adversário teria livre permissão para destruir a saúde do corpo desta pessoa excluída da comunhão da igreja. Esse fato foi parecido com o caso de Jó, e o próprio Paulo tinha em sua carne um mensageiro de satanás para lhe humilhar. Há quem diga que, as enfermidades em muitos casos servem como meio de purificação do espírito.

PARA QUE O ESPÍRITO SEJA SALVO. Neste caso, o escritor fala da unidade espiritual do ser humano, que é justamente a sua parte essencial e eterna. O corpo é matéria, e o pó, volte ao pó, mas o espírito é indestrutível. Baseado em textos como esse é que os defensores da predestinação defendem que os remidos serão salvos de todo jeito. Ser salvo é desfrutar da vida eterna em Cristo Jesus para todo o sempre, eternamente.

NO DIA DO SENHOR JESUS CRISTO. Este dia do Senhor pode ser compreendido como o dia em que o Senhor recolhe para si aqueles que irão para o paraíso. Como também este dia do Senhor pode ser visto como o dia do arrebatamento da igreja em que os vivos serão transformados e os mortos em Cristo ressuscitação para entrarem na nova Jerusalém de Deus. Este pode ainda ser o dia do julgamento no tribunal de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...