sábado, 6 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:11

1 Coríntios 4:11 - Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa.
ATÉ ESTA PRESENTE HORA. Desde que começou a fazer missões em prol do reino de Cristo, que o autor desta carta vinha sendo perseguido pelos inimigos de Cristo e de sua igreja. O diabo com os seus demônios sabendo de quão grande missão Paulo tinha e de tão importante era suas atividades para o avanço do cristianismo na terra, então arregimentava todos que ele exercia influência para tentar deter ao apóstolo dos gentios para que ele não fizesse os seus trabalhos de evangelismo no mundo.

SOFREMOS. O escritor não tinha uma vida nada fácil, pois a todo o momento estava passando por momentos de aflições, porque eram muitos seus oponentes, dentro e fora das igrejas. Depois que Paulo deixou o judaísmo pelo cristianismo, os judaizantes passaram a persegui-lo de forma implacável, além de que em todas as cidades aonde Paulo chegava já existiam as religiões pagãs, que seus líderes se sentiam ameaçados com o evangelho pregado por Paulo, e passavam a persegui-lo dia e noite sem parar.

FOME. Era uma regra estabelecida por Paulo, para ele e para seus amigos de ministério que, nas igrejas fundadas por ele, ninguém recebia salário da igreja, nem ajuda financeira de quem quer que seja, para fazer a obra de Deus. Com isso, Paulo trabalhava com suas próprias mãos para se manter. Por isso que ele muitas vezes passava por necessidades, tendo várias vezes de passar até fome de pão e alimentos.

E SEDE. Como missionário que era, o apóstolo dos gentios tinha que viver em viagens constantemente em busca de levar as boas novas do evangelho do Senhor Jesus onde Cristo ainda não era conhecido. Portanto, em suas viagens, Paulo teve que suportar sede, porque tinha que viajar pelos mares, onde não tinha água potável, além de ter que viajar por grandes travessias de desertos, de cidade para cidade.

E ESTAMOS NUS. Dentro dos escritos de Paulo podemos aprender que houve momentos em que ele passou por instantes de estrema pobreza para fazer seus trabalhos de missões. Isso não acontecia com as lideranças da igreja matriz, porque, ao que tudo indica, eles cobravam para pregar e aceitavam ajudas financeiras das igrejas para exercer o ministério. Com Paulo era diferente por isso sofria até falta de roupa.

E RECEBEMOS BOFETADAS. É provável que o escritor se refira aos maus-tratos físicos que ele recebeu dos judaizantes e que ele descreve em 2 Coríntios 12:24-25 - Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo. Por isso que Paulo declara que tinha as marcas de Cristo em seu corpo.

E NÃO TEMOS POUSADA CERTA. João Batista exerceu seu ministério no deserto, Jesus não tinha onde reclinar a cabeça e Paulo era um verdadeiro peregrino na terra, isso porque, era um missionário transcultural, que vivia de cidade em cidade, pregando as boas novas de Cristo. Além de que, a maior parte do seu tempo, Paulo vivia fugindo de um lugar para outro, por conta das perseguições que tinha que enfrentar por ser um representante de Cristo. Ele não tinha residência fixa, e nem construiu uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...