quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:20-21

1 Coríntios 4:20-21 - Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?
PORQUE O REINO DE DEUS. Este mesmo reino de Deus também pode ser chamado de reino dos céus ou ainda reino de Cristo, e nos fala sobre o domínio de Deus sobre a vida e o coração das pessoas. Como também este reino de Deus nos ensina sobre o poder de Deus e de Cristo sobre os céus o mundo e todos que nele habitam. O ser humano natural não percebe que o Criador de todas as coisas governa sobre todas as coisas, mas quem é espiritual sabe que o Deus eterno tem o domínio sobre todos.

NÃO CONSISTE EM PALAVRAS. Certamente o escritor está dentro deste versículo dando uma cutucada em seus oponentes na igreja cristã de Corinto, isso porque se criou um sistema naquela igreja que o mais importante era pregar com sapiência e eloquência a palavra. E para isso, alguns se fundamentalizavam na oratória e na retórica grega, usando as ciências do saber como base, e não o poder de Deus.

MAS EM PODER. Paulo não tinha como seus opositores, a arte da homilética perfeita, mas o Espírito de Deus o tomava com poder, isso na realização de maravilhas, bem como na exposição do evangelho com poder, ao ponto de convencer judeus e gentios que Jesus Cristo era efetivamente o Messias de Deus. Deus aprovava o ministério de Paulo, realizando por seu intermédio grandes coisas pelos seus ouvintes.

QUE QUEREIS? Paulo faz saber aos seus leitores que eles teriam a opção de escolher o seu comportamento quando chegasse na igreja de Corinto. Uma das acusações dos adversários de Paulo naquela comunidade cristã era de que ele era ousado por carta, mas presente era medroso. Mas isso não é o que se ver nesta colocação feita pelo apóstolo, isso porque, ele se coloca a disposição da igreja para agir como queriam.

IREI TER CONVOSCO. Já era certo de que o apóstolo dos gentios estava se preparando para chegar mais uma vez a cidade de Corinto, com o objetivo de fazer uma visita àquela igreja. O desejo íntimo do apóstolo era de que dessa vez, fosse como da primeira, quando fundou aquela comunidade cristã, mas se fosse necessário combater fortemente algumas irregularidades naquela igreja, assim seria feito com sua chegada.

COM VARA OU COM AMOR. Essa expressão “com vara” não quer dizer que Paulo fosse com um cacete na mão espancando quem lhe contrariasse, mas essa é uma força de expressão editorial para demostrar a forma mais dura de agir. Com amor, nos ensina sobre a real personalidade do apóstolo Paulo, ele que por meio dos seus escritos demonstra o quando era amoroso para com seus filhos na fé e com todos.

E ESPÍRITO DE MANSIDÃO. Percebe-se que esta primeira carte, pode ter sido escrita antes da primeira visita de Paulo a igreja de Corinto, porque o escritor deseja que os líderes locais resolvam os problemas antes de sua chegada. Já a Segunda epístola aos Coríntios foi escrita entre a primeira e a segunda visita aquela igreja. Em ambas, Paulo tinha o mesmo objetivo que era alertar aos seus leitores sobre a necessidade de mudanças no comportamento deles, para que o apóstolo não usasse a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...