segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:15-16

1 Coríntios 4:15-16 - Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
PORQUE AINDA QUE TIVÉSSEIS DEZ MIL AIOS. O “aio” era um tipo de instrutor que ensinava a criança no caminho em que deveria andar, até que ele se tornasse adulto, e que pudesse se tornar responsável pelos seus próprios atos. A igreja de Corinto era do tipo que gostava de acumular seus muitos mestres humanos com o objetivo de crescer no conhecimento das ciências. Apolo, por exemplo, se encaixou muito bem como pregador naquela igreja, porque ele era de fato um homem eloquente no falar.

EM CRISTO. A sociedade de Corinto era fascinada pela cultura do saber e essa faceta também predominava dentro da igreja cristã daquela cidade. De forma que, os que faziam parte daquela comunidade cristã andavam a procura de bons pregadores que pudessem transmitir suas mensagens profundas e carregadas de filosofia, sociologia, pedagogia do ensino, ideologias humanas e teologia, com mistura de gnosticismo.

NÃO TERÍEIS, CONTUDO, MUITOS PAIS. Ainda que eles acumulassem dez mil mestres, ensinadores, pregadores e aplicadores da retórica e da oratória convencional dos gregos, contudo, não poderiam ter muitos pais na fé. Porque quem fundou aquela comunidade cristã em meio às muitas perseguições e dificuldades foi justamente o apóstolo Paulo. Todos eles, senão quase todos eram seus filhos na fé em Cristo.

PORQUE EU PELO EVANGELHO. Quando ainda predominavam as trevas do paganismo naquela cidade, quando ninguém queria levar as boas novas aquela gente, o apóstolo dos gentios enfrentou a tudo e a todos para chegar com o evangelho da libertação aos seus leitores de agora. Por isso que o escritor não aceitava, e por isso lutava, para que naquela igreja não houvesse tanto partidarismo, tanto faccionismo e divisões.

VOS GEREI EM JESUS CRISTO. Foi Paulo quem primeiro pregou o evangelho de Cristo naquela cidade, o que gerou a fé necessária naquela gente, ao ponto de aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador, e com isso, nasceram de novo, porque se tornaram em novas criaturas, sendo regenerados para uma nova vida em Cristo Jesus. Quando esta carta foi escrita, muitos queriam ser líder em Corinto, mas foi Paulo quem fez tudo.

ADMOESTO-VOS, PORTANTO. Como pai na fé dos que seriam receptores desta correspondência, é que o escritor se posta a lhes advertirem de que seguissem seus ensinos, de quando ele esteve naquele lugar, bem como por meio de suas cartas. Duas grandes cartas servem como prova substancial de que Paulo só queria o bem de todos aqueles que faziam parte da igreja cristã que estava na cidade de Corinto.

A QUE SEJAIS MEUS IMITADORES. Paulo não era contra, que os irmãos de Corinto multiplicassem seus mestres, ensinadores e pregadores, contudo, que reconhecessem que ele, como fundador que era daquela igreja servisse de exemplo a ser seguido por todos eles. Todos eles conheciam de perto o comportamento de Paulo, ele que ficou um bom tempo entre os seus leitores, e com isso, deu um bom testemunho de quem efetivamente servia a Deus. Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...