sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:7-8

1 Coríntios 6:7-8 - Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
NA VERDADE É JÁ REALMENTE UMA FALTA ENTRE VÓS. Uma igreja rica em termos econômicos, que continha em suas fileiras pessoas que se achavam as mais sábias do mundo, que acumulava para se mesma os melhores pregadores e mestres humanos. Mas que estava cheia de defeitos crassos, que não havia de verdade apreendido com o apóstolo dos gentios, que na fundação daquela comunidade cristã gastou tempo e se gastou a se mesmo para fazer um bom discipulado e ensinar as doutrinas cristãs.

TERDES DEMANDAS UM CONTRA O OUTRO. Para o autor era mais que natural ter demandas dos não convertidos contra os servos de Deus, porque desde os começos do cristianismo que os incrédulos investiram contra os filhos de Deus. Todavia, Paulo não esperava que os irmãos se levantassem uns contra os outros dentro daquela igreja. Os cristãos de Corinto gostavam das disputas acirradas que geravam contendas.

PORQUE NÃO SOFREIS ANTES A INJUSTIÇA? A vida do Senhor Jesus foi um exemplo de como suportar as injustiças dos infiéis, ele, o Senhor Jesus, que só fez o bem a todos, mas que foi duramente injustiçado pelos seus oponentes. O próprio Paulo também já havia passado por muitas injustiças, até mesmo na igreja de Corinto. Assim sendo, ele tinha autoridade para pedir aos irmãos que suportassem as injustiças.

PORQUE NÃO SOFREIS ANTES O DANO? Este dano, sobre o qual fala o escritor pode ser material ou de outra ordem também. Em se tratando de prejuízos materiais, o cristão verdadeiro é ensinado de que as coisas deste mundo não devem ter domínio sobre sua vida, porque o mais importante é ter a promessa de vida eterna. Já em se tratando de danos morais e sentimentais, isso faz parte das injustiças deste mundo.

MAS VÓS MESMOS FAZEIS A INJUSTIÇA. Percebe-se que muitos dos que faziam parte da igreja cristã de Corinto, já não andavam mais conforme foram ensinados pelo próprio Paulo, razão porque, o apóstolo dos gentios teve que escrever duas grandes cartas para esta comunidade cristã, na tentativa de corrigir muitas distorções entre os irmãos. Os membros daquela igreja estavam agindo como se fossem incrédulos.

E FAZEIS O DANO. O materialismo tinha ganhado a batalha contra os filhos na fé de Paulo em Corinto, ao ponto dos irmãos valorizarem muito mais o dinheiro, do que a comunhão uns com os outros. Isso porque, uns estavam trapaceando aos outros em seus negócios e contratos. Por outro lado, haviam aqueles que buscavam denegrir a imagem do seu irmão, quem sabe levantando falsos testemunhos e mentido.

E ISTO AOS IRMÃOS. Em Corinto, verdadeiras batalhas internas eram feitas entre os que faziam parte daquela comunidade cristã. Não cessavam os rachas entre os irmãos, e isso era demostrado por meio do partidarismo. Contendas, divisões e facções era o que não faltava. E tudo isso só mostrava ao apóstolo Paulo o quanto os seus filhos na fé se tornaram carnais. As exortações do escritor eram no sentido de que os irmãos se unissem, buscando o bem uns dos outros e praticando ajustiça mútua entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...