quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:15

1 Coríntios 6:15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
NÃO SABEIS VÓS. O que Paulo está dando como resposta aos seus leitores, já fora ensinado aos irmãos que faziam parte da igreja cristã em Corinto. Tudo indica que, depois que Paulo teve que se ausentar daquela igreja, chegaram outros semeando heresias no seio daquela comunidade cristã. Havia no próprio judaísmo alguns que não acreditavam na ressurreição dos mortos, tais como os que faziam parte do partido dos saduceus. Além de que os gnósticos buscavam destruir o corpo na prática do pecado.

QUE OS VOSSOS CORPOS. O evangelho, que é diferente das falsas filosofias pagãs, busca mostrar aos seres humanos que os seguidores de Cristo são compostos de corpo, alma e espírito. O nosso corpo é um veículo importante do nosso ser essencial, alma e espírito, e que este mesmo corpo, o qual é o nosso tabernáculo temporário na terra, será de alguma forma transformado e revestido da incorruptibilidade.

SÃO MEMBROS DE CRISTO? A igreja do Senhor Jesus na terra é o seu grande corpo, e individualmente somos membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. Assim como cada membro de um corpo tem funções específicas no corpo de um ser humano, não é diferente de cada um de nós que fazendo parte do corpo de Cristo. E de conformidade com a chamada de cada um, somos todos importantes na igreja.

TOMAREIS, POIS, OS MEMBROS DE CRISTO. O escritor ascende uma luz, no fim deste túnel de ignorância para com seus leitores, no sentido de que, os seus filhos na fé na igreja de Corinto observassem o que estavam fazendo com os seus corpos, que eram membros da igreja de Cristo. Este assunto abordado pelo apóstolo Paulo deveria levar os seus leitores a uma reflexão, a fim de leva-los a vida de santidade e perfeição.

E FÁ-LO-EI MEMBRO DE UMA. O evangelho é contundente em enfatizar que, as relações ilícitas praticadas pelos seres humanos, se traduzem por algo que vai além do prazer carnal, porque a prostituição tem efeitos negativos na própria alma dos que se deixam dominar por ela. Quem pratica as várias formas de sexo proibido pelas Escrituras, termina por ter que lidar com as consequências nefastas do seu pecado.

MERETRIZ? Desde os tempos mais remotos da humanidade que sempre existiram as prostitutas profissionais, que vendem o seu corpo em atos ilícitos para o sexo. A cidade de Corinto era conhecida como a grande prostituta, em que haviam muitos prostíbulos espalhados por todas as partes. Sem contar que existiam templos religiosos dedicados a práticas da prostituição para sustento dos seus líderes religiosos pagãos.

NÃO, POR CERTO. Paulo esperava que todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto se afastassem da prostituição de forma definitiva. No cristianismo não se admite que alguém diga que é membro do corpo de Cristo e ao mesmo tempo viva envolvido com qualquer tipo de relação sexual ilícita, seja o adultério, a prevaricação, a fornicação, o homossexualismo, masculino ou feminino. O cristão verdadeiro, que foi transformado pelo poder do evangelho de Cristo tem que ser puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...