segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:13

1 Coríntios 6:13 - Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
OS ALIMENTOS SÃO PARA O ESTÔMAGO E O ESTÔMAGO PARA OS ALIMENTOS. Como os capítulos cinco a sete desta mesma carta Paulo escreveu em resposta as indagações dos irmãos de Corinto, certamente ele abordou este tema para tirar a curiosidade dos seus leitores. Neste início do versículo temos duas frases que foram posta de forma invertida, mas que tem o mesmo sentido, isso porque os alimentos que alguém ingere vai direto ao seu estômago, e o estômago foi feito para os alimentos.

DEUS POREM, ANIQUILARÁ. Não há dúvida que o ceticismo estava tomando conta da comunidade cristã de Corinto, em que algumas superstições norteavam a comunidade cristã. Todavia, neste texto, o apóstolo dos gentios demostra que os alimentos não contaminam a ninguém e o mais importante é Deus que dá o nosso pão de cada dia, e não certas dietas exageradas que os céticos procuravam praticar em seus rituais.

TANTO UM COMO OS OUTROS. Determinadas heresias que são criadas, mesmo no seio do cristianismo, são como ervas daninhas que saem contaminando todo mundo. Os gnósticos que se infiltravam no seio da igreja cristã daquela época, acreditavam que o corpo para nada prestava, e que deveria ser sacrificado em demasia por meio de abstinências, para que o espírito fosse salvo, quando a pessoa partisse desta vida.

MAS O CORPO. Ao mesmo tempo, estes mesmos gnósticos defendiam de que, o corpo era a sede mesmo do mau, e que precisava ser destruído por meio do pecado, para que a alma fosse purificada. Porem, o cristianismo defende que, o corpo dos servos de Cristo é templo do Espírito Santo, e que não deve ser conduzido à prostituição. O nosso corpo vai ser transformado e se revestira da incorruptibilidade.

NÃO É PARA A PROSTITUIÇÃO. A cidade de Corinto era conhecida como uma das mais depravadas daquela época, em termos da prática da prostituição. De forma que, alguns que ganhavam dinheiro com as prostitutas profissionais queriam que os seguidores do evangelho aceitassem que a prostituição não fosse ofensiva ao nosso corpo. Mas Deus, não aceita que o corpo do seu servo, seja entregue a prostituição.

SENÃO PARA O SENHOR. No tempo dos patriarcas, o altar era o lugar de culto a Deus, depois da lei, isso foi canalizado para o tabernáculo, depois de Davi, veio então o momento dos templos de Jerusalém. Já dentro do tempo da nova dispensação, o lugar da habitação de Deus é o próprio homem, porque o Senhor habita, pelo seu Santo Espírito em cada um de nós. Portanto, somos a morada de Deus em Espírito.

E O SENHOR PARA O CORPO. Na velha dispensação os filhos de Israel buscavam acesso a Deus, por meio de cerimonialismo, ritualismo e do sacramentalismo. Com a vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, tudo mudou, porque agora, é Deus que se interessa em ter comunhão, contato e comunicação dos os seus filhos, e isso foi demostrado com a vinda do Emanuel de Deus, ou seja, Deus veio habitar com os homens. O fato de sermos o templo de Deus, isso tem uma importância muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...