sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:9

1 Coríntios 4:9 - Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.
PORQUE TENHO PARA MIM, QUE DEUS. Tinha muita gente querendo ser apóstolo de Cristo no primeiro século da era cristã, porque segundo a visão de muitos, ser apóstolo naquela época era o cargo máximo na hierarquia do cristianismo. A título de hoje, muitos querem ser pastores, porque essa função eclesiástica na atualidade é a mais exaltada no meio cristão. Ao que se ver dentro deste versículo, ser um líder cristão de verdade não é nada fácil, porque tem um alto preço a ser pago por isso.

A NÓS, APÓSTOLOS. No primeiro momento do ministério do Senhor Jesus, ele chamou doze, a quem deu o nome de apóstolos, estes mesmos que andavam pregando o evangelho das boas novas juntamente com o Messias de Deus. Depois, Matias foi posto em lugar de Judas Iscariotes, e não muito depois, o próprio Paulo foi chamado por Cristo para ser apóstolo dos gentios. Depois, outros tiveram este título.

NOS PÔS POR ÚLTIMOS. Pelo menos no primeiro século da era cristã, isso era uma realidade, até porque os apóstolos de Cristo naquela época não tinha uma vida nada fácil. Mataram a Cristo, que era o líder máximo do grupo, e depois, queriam eliminar os demais seus representantes, porque o objetivo do diabo com os seus demônios era usar os inimigos do evangelho para deter o desenvolvimento do Cristianismo na terra.

COMO CONDENADOS A MORTE. O diabo com os seus demônios estavam se utilizando dos judeus, dos líderes das seitas pagãs, do império romano e de todos os adversários de Cristo para tentarem eliminar toda e qualquer influência do cristianismo no mundo. E as principais lideranças da nova dispensação de Deus para a igreja de Cristo, que eram os apóstolos tiveram que perder a vida por amor a Cristo e ao evangelho.

POIS SOMOS FEITOS ESPETÁCULOS AO MUNDO. O escritor fala dos espetáculos públicos nas arenas realizados pelas autoridades romanas para eliminarem seus oponentes e todos aqueles que se levantassem contra Roma. E essa dura realidade teve seu cumprimento na vida dos apóstolos de Cristo daquela época, eles que eram tidos como adversários do império de Roma. Torturavam e matavam os apóstolos.

AOS ANJOS. Os anjos são seres espirituais que estão nos céus, na terra e até no inferno. Existem os anjos da luz e existem os anjos das trevas, em que os anjos da luz são todos aqueles que estão ao serviço do reino de Deus. Já os anjos das trevas, são todos aqueles que foram expulsos dos céus, incluindo o principal deles que é o diabo, juntamente com todos os seus demônios, que são chamados anjos caídos.

E AOS HOMENS. Estes homens, sobre os quais o apóstolo se reporta, dizem respeito a todos aqueles que já naquela época se levantaram contra o próprio Senhor Jesus, contra os seus representantes, os líderes do cristianismo, contra o evangelho das boas novas e contra a igreja de Cristo Jesus. Os anjos das trevas se utilizavam das autoridades judaicas, dos líderes das seitas heréticas do paganismo e das autoridades romanas para perseguirem e matarem os apóstolos e seguidores de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...