terça-feira, 30 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:6-7

1 Coríntios 7:6-7 - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
DIGO, POREM, ISTO. Quem conhece bem os escritos de Paulo expostos como cartas do Novo Testamento sabe que, o apóstolo dos gentios recebia revelações da parte de Deus para transmitir para as igrejas gentílicas os ensinos adequados para a edificação do povo de Deus. Por isso que ele diz em sua Segunda epístola aos Coríntios, que foi arrebatado ao terceiro céu, e ouviu palavras inefáveis, que aos homens não eram nem lícito falar, porque o homem natural não era capaz de entender tais revelações.

COMO QUE POR PERMISSÃO. No entanto, neste capítulo sete, Paulo estava dando resposta a carta que os coríntios lhes enviara, querendo tirar dúvidas. Em três versículos deste mesmo capítulo, o escritor deixa bem claro que, sobre os temas abordados, ele não tinha mandamentos da parte de Deus sobre tais assuntos, mas tinha sua opinião pessoal. Isso pode ser visto em (1 Coríntios 7:6,12,25). Basta ler.

E NÃO POR MANDAMENTO. Primeiro, não havia resolução na legislação de Moisés sobre tais assuntos, depois, as leis romanas também se calavam sobre tais temas, e por fim, Deus não havia revelado a Paulo nenhum mandamento sobre tais respostas que ele tinha que dar aos seus filhos na fé. Mas como ele era o apóstolo dos gentios, responsável pelas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico, deu então sua opinião.

PORQUE QUERERIA QUE TODOS OS HOMENS. Dá então prosseguimento aos seus conselhos, no que diz respeito ao que ele próprio achava sobre tais assuntos, que não eram nada fáceis. Quanto aos homens que confessavam o nome de Cristo como Senhor e Salvador, o que Paulo recomendava? Ele expressa sua exortação, querendo que os irmãos vivessem tranquilos, sem maiores dificuldades e responsabilidades.

FOSSEM COMO EU MESMO. Paulo, assim como João Batista, o próprio Senhor Jesus e a maioria dos líderes da igreja primitiva, optaram pelo celibato, ou seja, Paulo não tinha esposa. Pelo que fica claro no Novo Testamento, é possível que somente Pedro era casado dos apóstolos, quando o evangelho fala de sua sogra, sem, no entanto, falar de quem realmente era sua esposa. Portanto, Paulo não tinha esposa.

MAS CADA UM TEM DE DEUS O SEU PRÓPRIO DOM. O apóstolo deixa bem claro que, essa questão de não viver com uma esposa, tem o seu lado positivo, como sendo um dom de Deus. Por isso que alguns defendem que, aqueles que desejam se dedicar completamente a obra de Deus, é melhor não constituir uma família, porque aquele que é casado cuida das coisas do mundo em como há de agradar a sua mulher.

UM DE UMA MANEIRA E OUTRO DE OUTRA. Qualquer um que fizer uma lista das principais lideranças da igreja primitiva vai ver que quase todas elas, não têm como provar que eram casadas. Jesus como fundador do cristianismo não era casado, Paulo que foi uma das maiores lideranças no mundo gentio, não era casado, mas nem por isso, foi impedido de fazer uma grande obra em prol do reino de Cristo. Porem, não deve ser regra somente fazer parte do ministério quem pratica o celibato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...