quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:2

1 Coríntios 6:2 - Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
NÃO SABEIS VÓS. O que o autor passa de informações neste texto, que ora estamos comentando, já era do conhecimento dos seus leitores, certamente quando o apóstolo esteve pregando o evangelho da nova dispensação, na fundação daquela comunidade cristã. Além de que, a igreja cristã de Corinto era uma das mais cheia de conhecimento, uma vez que, por aquela igreja já haviam passado grandes pregadores, e Apolo era neste momento um dos ensinadores da palavra de Deus naquele lugar.

QUE OS SANTOS. Estes “santos” sobre os quais fala o escritor, não dizem respeito a mortos canonizados por uma instituição religiosa, mas dizem respeito aos seguidores de Cristo na cidade de Corinto, que também eram os leitores desta mesma carta. A palavra “Santo” se referindo aos servos de Deus, nos fala daqueles que são separados do mundanismo, e ao mesmo tempo dedicados à causa do reino de Cristo.

HÃO DE JULGAR O MUNDO? Essa declaração feita por Paulo nos ensina da importância futura, dos que nesta terra buscam glorificar o nome de Deus, ao confessarem a Cristo como Senhor e Salvador. Neste mundo, os servos de Cristo, na maioria dos casos, são pessoas simples, desprovidas de poder político e econômico, mas que, por fazerem parte da igreja de Cristo, no futuro serão pessoas importantes.

ORA, SE O MUNDO. Neste caso, não se trata do mundo cósmico, no entanto, o escritor esta falando a respeito dos homens incrédulos deste planeta terra. Os homens que nesta vida são mais influentes perante a sociedade, no futuro serão julgados pelos simples servos de Cristo, que neste mundo são desprovidos de valor perante a sociedade. No reino de Cristo, haverá justiça, e quem estará no banco dos réus são aqueles que não reconhecem o verdadeiro valor que tem a igreja remida de Cristo.

DEVE SER JULGADO POR VÓS. Ainda na antiga dispensação já havia o prenúncio de que os filhos de Deus haverão de reinar com Cristo. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Há quem diga que no milênio será assim e na eternidade também.

SOIS PORVENTURA INDIGNOS. O apóstolo dos gentios não poupa sua crítica aos seus leitores, eles que conheciam estas verdades, desde o começo de suas caminhadas no evangelho da verdade. Eles mesmos que se achavam mais inteligentes do que todo mundo, tinham vários mestres e ensinadores, talvez os melhores daquela região. Será que não tinha capacidade de resolverem as questões mais triviais da igreja local?

DE JULGAR AS COISAS MINIMAS? Os problemas que vinha se arrastando a tempo na comunidade cristã de Corinto, já deveriam ter sido resolvidos por eles mesmos. Estavam esperando que Paulo fosse até aquela cidade para então resolver? E pelo que se ver, não eram problemas insolúveis, até porque, quando Paulo esteve entre eles, por mais de um ano e meio, lhes ensinou de como resolverem tais problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...