domingo, 7 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:12

1 Coríntios 4:12 - E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos.
E NOS AFADIGAMOS. Os apóstolos de Jerusalém já contavam com uma grande equipe, arrebanhada pelo próprio cristo, para evangelizar o país de Israel e arredores. Enquanto que, o mundo gentílico, composto por todas as demais nações do mundo civilizado de então, contava somente com Paulo para chegar com o evangelho das boas novas de Cristo. Assim sendo, o apóstolo dos gentios tinha que fazer quase tudo sozinha quando desbravava um novo campo missionário para Cristo Jesus.

TRABALHANDO. Ao chegar em uma nova cidade para evangelizar, o apóstolo dos gentios começava do zero e tinha que levar as boas novas aos quatro cantos de tal cidade. Os novos convertidos ele tinha que trabalhar por meio do discipulado para que se firmassem no evangelho, além de ter que preparar novos obreiros locais para tomarem conta da nova comunidade cristã, só depois partia para outra localidade.

COM NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS. Neste versículo, mais uma vez, o escritor, como em muitos outros textos dos seus escritos nos faz saber qual era o seu comportamento e de seus companheiros de ministério, quanto à parte financeira dos seus trabalhos. Na realidade, Paulo não aceitava nenhum tipo de ajuda financeira nem da igreja nem de quem quer que seja para realizar a obra de Deus. Isso era regra nas igrejas gentílicas.

SOMOS INJURIADOS. Dentro da própria igreja em Corinto, Paulo era injuriado porque não aceitava recompensas financeiras para pregar a palavra de Deus. Porque tinha lá o grupo ligado às lideranças da igreja matriz de Jerusalém, chamado o partido de Cefas, que aceitavam ajudas financeiras para realizarem a obra do reino de Cristo. Sem falar de outras tantas falsas acusações que faziam contra o apóstolo por exercer um ministério independente, pregando o evangelho da incircuncisão aos gentios.

E BENDIZEMOS. Apesar de não ter convivido pessoalmente com o Senhor Jesus durante seu ministério terreno, porem, Paulo sabia de como agiu o Mestre em cada momento de sua vida, e isso por revelações de Deus. Assim como Cristo não reagia contra os seus ofensores, da mesma forma Paulo fazia, e em vez de amaldiçoar seus adversários, dentro e fora das igrejas, ele orava por eles para que se convertessem.

SOMOS PERSEGUIDOS. Assim como o Senhor Jesus viveu a todo o momento sendo perseguidores pelos seus compatriotas judeus, não foi diferente com Paulo que era um exemplo de verdadeiro representante de Cristo nesta terra. Os judaizantes, os falsos irmãos da própria igreja, os líderes das demais religiões pagãs daquela época, e as autoridades romanas, não largavam de perseguir a Paulo que pregava o evangelho.

E SOFREMOS. Depois do Senhor Jesus, nenhum dos demais apóstolos de Cristo sofreu tanto, o quando o apóstolo dos gentios. Muitas vezes para escapar da morte teve que fugir as presas de uma cidade para outra, sem ter descanso de dia nem de noite, porque o diabo com os seus demônios estavam usando muitas pessoas para tentar tirar a vida de Paulo, com o objetivo de deter o crescimento da igreja de Cristo no mundo gentílico. A falta de recursos também gerava muito sofrimento para Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...