quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:7

1 Coríntios 4:7 - Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?
PORQUE. Neste versículo, o escritor dá respostas a algumas questões que certamente eram motivos de discussões na igreja cristã de Corinto. E o contexto das duas cartas escritas por Paulo a esta igreja, nos faz compreender que os seus oponentes dentro da comunidade cristã de Corinto o acusavam de ter abandonado os seus filhos na fé naquele lugar. Portanto, acusavam a Paulo de ser negligente com os seguidores de Cristo em Corinto, o que não representava a verdade dos fatos.

QUEM TE FAZ DIFERENTE? Aqueles que lutavam para se tornarem líderes locais da igreja de Corinto, tomando o lugar de Paulo, que foi o seu fundador, diziam que aquela igreja tinha muitas carências espirituais, porque seu fundador não dava aos irmãos a assistência merecida, por haver abandonado aquela igreja. O problema era que Paulo era um missionário transcultural, e não podia se dedicar somente a igreja de Corinto.

E QUE TENS TU. A igreja de Corinto era uma comunidade cristã rica e que tinha muitos dons espirituais, como as demais igrejas também, o que precisava era que os irmãos se organizassem no exercício destes dons espirituais, assuntos esses que Paulo trata com detalhe um pouco mais a frente nesta mesma carta. O trabalho que Paulo fez naquela igreja foi completo e eles eram enriquecidos por tudo isso.

QUE NÃO TENHAS RECEBIDO? Quando da fundação da comunidade cristã na cidade de Corinto, durante mais de um ano e meio Paulo esteve presente entre os irmãos lhes pregando o evangelho da libertação e ganhando vidas para o reino de Cristo. Aplicou bastante tempo no discipulado dos novos convertidos para que se desenvolvessem na vida cristã. Depois enviou Apolo para que ele completasse o que faltava no que diz respeito ao ensino das Santas Escrituras, tudo para o bem deles.

E, SE O RECEBESTES. O problema da igreja de Corinto não era a falta dos dons espirituais nem a carência de crescimento espiritual, pelo contrário, todos os filhos na fé do Apóstolo Paulo foram muito bem preparados nas coisas de Deus para que fossem abençoados com os dons espirituais e ministeriais. Esta carta iria ser bastante orientadora, no sentido de por em ordem o exercício dos dons espirituais nesta igreja.

PORQUE TE GLORIAS? Certamente os informantes de Paulo o fizeram saber que os irmãos da igreja de Corinto se achavam mais privilegiados dos que os que faziam parte das demais igrejas do mundo gentílico. Até certo ponto, isso era fato, só que não deveria ser motivo de os servos de Deus se vangloriarem, como se fossem superiores aos demais cristãos, porque Deus estava nas demais igreja também.

COMO SE NÃO O HOUVESSE RECEBIDO. Havia na realidade uma desordem na administração dos dons espirituais, que mesmo tendo quase todos, eles não estavam sabendo usar tais dons espirituais, portanto, era como se não tivessem. Os comentaristas afirmam que Apolo era um homem intelectual, mas que não tinha muita experiência com as coisas espirituais. Diferente de Paulo, que não era muito eloquente, mas tinha uma espiritualidade muito forte, porque era homem de visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...