sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:20

1 Coríntios 6:20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
PORQUE FOSTES COMPRADOS. Essa é uma figura de linguagem em forma de metáfora, em que o autor fala em termos comparativos, usando termos que eram bem conhecidos de sua época. É o caso de um escravo que foi comprado do seu dominador por um alto preço. Nós éramos escravos do pecado, porem, Cristo pagou um alto preço para nos libertar do império das trevas, e esse foi o preço da redenção e da propiciação realizados com sucesso absoluto pelo Cordeiro de Deus.

POR BOM PREÇO. Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Esse preço que Cristo pagou em nosso lugar também pode ser visto em (Isaías 53:4-5) que fala da expiação.

GLORIFICAI, POIS. Neste caso, glorificar a Deus é por todos os meios possíveis honrar o nome do Senhor, por meio de nossos pensamentos, palavras e atitudes, que é o dever supremo de todo aquele que serve a Deus. Glorificamos a Deus, quando cumprimos nossas metas para as quais fomos criados, tais como: Amar a Deus sobre todas as coisas, servir ao Senhor com todas as nossas forças e glorifica-lo com a nossa vida.

A DEUS. Na igreja de Corinto tinha um problema sério a ser resolvido, que era a autoglorificação de alguns penetras naquela igreja. Bem como, o partidarismo demostrava que os irmãos tinham a tendência de exaltar além da conta os líderes locais que mais se destacavam, já pendendo para a idolatria de homens. Paulo alerta que somente Deus é digno de nossa adoração, veneração e ações de graças. Às vezes se percebe no seio das igrejas certas formas de idolatria, que devem ser combatidas.

NO VOSSO CORPO. Glorificar a Deus no nosso corpo é dedicar toda a nossa existência terrena as coisas que pertencem ao reino de Deus. precisamos usar cada membro do nosso corpo ao serviço do reino de Cristo e deixar que o Espírito Santo nos use para glória de Deus. Alguns dos membros da igreja em Corinto estavam usando seus corpos para a prostituição em geral, o que não era permitido pelo cristianismo.

E NO VOSSO ESPÍRITO. Neste caso, o escritor está falando da alma e do espírito dos discípulos de Cristo, que devem acima de qualquer coisa serem usados para glória de Deus. Usar o nosso ser espiritual para Deus é mais fácil do que dedicar o nosso corpo por inteiro ao serviço do Mestre. A nossa unidade espiritual (alma e espírito) tem uma tendência maior do que o nosso corpo, em se voltar para amar e servir a Deus.

OS QUAIS PERTENCEM A DEUS. O que Paulo está tratando neste tema de sua carta tem uma profundidade muito grande, porque nos ensina sobre o que precisamos ter consciência. Se aprendermos estas verdades, então, podemos compreender que não pertencemos ao mondo, nem a nós mesmos, mas sim, ao Criador de todas as coisas, que é o Deus único e verdadeiro. Tudo que somos ou representamos ser, deve ser para glória de Deus, ele que é o dono da nossa vida, e que sempre tem o melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...