segunda-feira, 5 de julho de 2021

Atos 20:36-37

Atos 20:36-37 - E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. E levantou-se um grande pranto entre todos eles, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam.
E, HAVENDO DITO ISTO. O escritor Lucas se reporta ao discurso de despedida do grande apóstolo dos gentios, bem como todos os seus conselhos aos seu amigos de ministério, porque Paulo sabia o que estava para lhe acontecer na cidade de Jerusalém e sua deportação para a capital do império, que era Roma. Mas, Lucas pode também apenas está se referindo aos últimos conselhos de Paulo aos ministros do evangelho para que não se desviassem do evangelho para o materialismo terreno e mudano. PÔS-SE DE JOELHOS. A oração sempre foi um bom costume dos filhos de Israel em agradecer a Deus pelos benefícios recebidos ou reivindicar ao Deus dos céus para que atendesse suas necessidades. Esse bom costume também foi seguido pelos cristãos primitivos, principalmente pelas lideranças da igreja, porque aprenderam com Cristo Jesus. Essa forma de orar representa a humildade do Cristão diante do seu Deus. E OROU COM TODOS ELES. Certamente, quando os amigos de Paulo viram que ele estava prostrado de joelhos em terra, imediatamente tomaram a mesma atitude e todos também se puseram de joelhos para este momento de oração. Acreditamos que o apóstolo dos gentios orava pelos seus filhos na fé, que também eram ministros do reino de Cristo, ao mesmo tempo em que todos que estavam presentes naquela reunião ministerial oravam igualmente por Paulo e seus amigos de viagem. E LEVANTOU-SE UM GRANDE PRANTO. Este foi um momento em que os sentimentos de todos vieram a flor da pele, em que todos os corações se comoveram de grande amor fraternal, de Paulo por seus amigos, como também dos seus amigos por Paulo. O que o apóstolo acabou de relatar para os seus filhos na fé era algo que deixava corações partidos, até porque, o apóstolo tinha dedicado muito amor pelos irmãos. ENTRE TODOS ELES. Não teve nenhum dos que estavam presente para que não derramasse muitas lágrimas de seus olhos, por saber que não mais poderiam contar com a presença e com os ensinos transmitidos pelo apóstolo de Cristo. Podemos supor que de grande distância se podia ouvir o pranto em voz alta que se levantar entre todos os presentes neste lugar. Tudo que estava acontecendo deixou Paulo ainda mais de coração partido, pois esta demonstração de amor fraternal era bonita demais. LANÇANDO-SE AO PESCOÇO DE PAULO. Aqueles que eram mais tímidos, porque cada ser humano tem a sua forma de demonstrar seus sentimentos, neste momento se mostraram mais emotivos ao ponto de abraçarem ao apóstolo com lágrimas em seus rostos. Não temos como saber se todos faziam isto ao mesmo tempo ou se eles se organizaram em fila para abraçar aos servo de Deus e mostrarem o quanto o amavam. O BEIJAVAM. Nós os ocidentais não temos este costume de um homem beijar a face de outro homem, a não ser entre membros de uma mesma família, ou quando são pessoas amigas, mais que irmãs, porque a palavra diz que há amigo mais chegado do que um irmão. Porém entre os judeus e os cristãos isso era a prática do amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...