Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sexta-feira, 23 de julho de 2021
Atos 23.6
Atos 23.6 - E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.
E PAULO, SABENDO QUE. A vida pregressa de Paulo contou neste momento para que ele tomasse uma decisão quanto aos membros do sinédrio judaico. Percebendo que os seus opositores estavam reunidos para lhe prejudicar, o apóstolo resolveu provocar uma divisão entre os próprios membros do conselho, com o objetivo de obter apoio de alguns. A experiência de vida acumulada, bem como o conhecimento deste ambiente hostil do sinédrio fez com que o apóstolo agisse rapidamente em sua própria defesa.
UMA PARTE ERA DE SADUCEUS. Este era um partido político/religioso, com mais tendência política do que religiosa. Neste caso do nosso texto em foco e sua real interpretação, os saduceus eram igualmente materialistas, negando absolutamente as realidades espirituais como seres completamente terrenos. Os mais estudiosos da legislação de Moisés chegam a conclusão que a aliança mosaica era mais materialista.
E OUTRA DE FARISEUS. Já o grupo dos fariseus era um partido religioso/político voltado mais para o campo da religiosidade do que para a seara política. Há quem diga que os saduceus adotavam apenas a lei de Moisés como escritura, mas que os fariseus, além da lei de Moisés, eles também adotavam os profetas como literaturas religiosas aceitáveis, por isso que estavam muito mais avançados em termos de espiritualidade.
CLAMOU AO CONSELHO: HOMENS IRMÃOS. Neste momento, Paulo levanta a sua voz com um argumento forte, que sabia ele, teria como um dos objetivos desviar o foco dele para o próprio conselho. O fato do apóstolo chamar os membros do sinédrio de irmãos, isso fazia com que o próprio Paulo se colocasse em pé de igualdade com todos eles, uma vez que Paulo também era descendente de Abraão, Isaque e de Jacó.
EU SOU FARISEU, FILHO DE FARISEU. Sobre esta declaração de Paulo podemos ver também em Atos 26:5 - Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. E ainda Filipenses 3:5 - Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu. Provavelmente o pai de Paulo era fariseu também.
NO TOCANTE À ESPERANÇA E RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. Agora, Paulo fala sobre dois assuntos que provocaria divisão em todo o conselho, até porque estes eram pontos de divergências entre os saduceus e os fariseus. Ao falar sobre a esperança Paulo leva em conta sobre aqueles que já haviam partido dentre os judeus, já quanto à ressurreição, o apóstolo, ainda que indiretamente, tencionava falar sobre Cristo Jesus.
SOU JULGADO. A ressureição de Cristo era uma das bases mais fortes do cristianismo primitivo, motivo de tantas controvérsias entre judeus e cristãos. O que Paulo tentava afirmar para os membros do conselho era de que o motivo porque ele estava sendo julgado neste momento era porque defendia que Jesus de Nazaré havia ressuscitado dentre os mortos e que ele, Paulo, andava por todas as partes do mundo justamente pregando e ensinando sobre que Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia da morte.
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