quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:11

Atos 21:11 - E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
E, VINDO TER CONOSCO. Não há dúvida que Ágabo conhecia a Paulo pessoalmente ou que já havia ouvido falar do apóstolo dos gentios. Ao tomar conhecimento que Paulo estava na cidade de Cesaréia, não se demorou a vir ao encontro do missionário para transmitir a palavra de Deus para ele. O escritor continua se incluindo no relato de seu livro, porque fazia questão em dizer que sua narrativa era verdadeira e veraz. TOMOU A CINTA DE PAULO. A primeira atitude do profeta foi direcionada diretamente ao apóstolo Paulo, ele que ocupava posição de destaque perante sua comitiva, bem como diante da comunidade cristã nesta cidade, pelos menos neste momento de sua passagem por Cesaréia. Não temos como saber da reação do apóstolo dos gentios ao ver que Ágabo tomara tal atitude, nem podemos imaginar sobre a curiosidade dos que estavam presentes diante de tamanha ação do profeta. E LIGANDO-SE OS SEUS PRÓPRIOS PÉS E MÃOS. Não fica muito claro de quem o texto esta se referindo, se aos pés e mãos do profeta ou do próprio apóstolo Paulo. Porém, boa parte dos comentaristas concordam que Lucas se reporta sobre Paulo, haja vista que na frase anterior é exposto o seu nome. Seja como for, o mais relevante é o simbolismo utilizado por Ágabo sobre o que deveria acontecer com Paulo em Israel. DISSE: ISTO DIZ O ESPÍRITO SANTO. Mais uma vez o Espírito de Deus se utilizava de alguém para avisar a Paulo sobre eventos que brevemente estavam para acontecer com sua pessoal na visitar a cidade de Jerusalém. A palavra de Deus declara que o Senhor não fará nada, sem que antes revelar aos seus servos. O alerta do Espírito de Deus para Paulo não tinha como objetivo desviá-lo dos acontecimentos, mas por o apóstolo dos gentios em prova para ver mais uma vez sua fidelidade ao reino de Deus. ASSIM LIGARÃO OS JUDEUS EM JERUSALÉM. O histórico de Paulo narrado no livro de Atos, bem como seus muitos testemunhos em suas cartas, nos mostra o quanto os judeus tentaram de todas as maneiras perseguir o apóstolo dos gentios. O fato de Paulo não recuar de sua viagem para Jerusalém nos ensina sobre um homem de muita coragem em cumprir sua missão em prol do reino de Cristo, o que nos estimula. O HOMEM DE QUEM É ESTA CINTA. No tempo da velha dispensação profetas fizeram algo parecido, conforme podemos ler em Isaias 20:1-3 fala que o profeta andou nu e descalço como uma profecia contra o Egito e a Etiópia. O profeta Jeremias 13:1-9 fala sobre um sinto que Deus mandou o profeta enterrar por um tempo e depois o sinto apodreceu, e assim falou o Senhor sobre Judá e Jerusalém. Já em Ezequiel 4:1-6 o Senhor mandou que o profeta desenhasse Jerusalém sobre tijolos e assim foi feito. E O ENTREGARÃO NAS MÃOS DOS GENTIOS. Esta profecia fala justamente sobre a prisão de Paulo em Jerusalém e que ele apelaria para Roma, em que seria entregue as autoridades romanas para ser levado para a capital do império. Paulo foi levado a presença de reis para que se cumprisse profecias que Cristo havia lhe falado antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...