quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atos 22.19

Atos 22.19 - E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti.
E EU DISSE. Saulo de Tarso tenta explicar para o Senhor Jesus que se possível ele pretendia continuar em Jerusalém, quem sabe tentar evangelizar aos seus conterrâneos, porque este era o seu grande desejo. Como um bom judeu que era, Saulo desejava de fato pregar o evangelho para os judeus, o que mais tarde ele pode fazer, mas não em Israel, mais por onde passava no mundo gentílico. Porém, logo percebemos que o Senhor Jesus sabia que Saulo não tinha como ficar em Jerusalém. SENHOR. Na primeira vez que Saulo de Tarso se encontrou com Cristo, ainda na estrada de Damasco, da mesma forma, ele reconheceu o senhorio de Cristo, de acordo com o que está escrito em Atos 22:8 - E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues. E este gesto não foi somente de palavras, mas, de fato, Cristo Jesus passou a ter o comando sobre a vida do apóstolo Paulo. ELES BEM SABEM. O que Saulo de Tarso falava para o Senhor Jesus era uma realidade plena, os judeus, e mais especificamente os líderes religiosos de Israel tinha conhecimento da forma como ele perseguia aos cristãos que tinha largado o judaísmo para servir a Jesus no cristianismo. Houve de fato uma investida pesado dos judeus contra os discípulos de Cristo, e Saulo de Tarso foi um dos investidos nisto tudo. QUE EU LANÇAVA NA PRISÃO. Não temos registrado no Novo Testamento o número exato de cristãos que foram presos por Saulo de tarso e sua equipe, inclusive, ele havia viajado para Damasco, justamente para prender a todos aqueles que haviam renunciado ao judaísmo pelo cristianismo. Agora, neste exato momento, Paulo estava também preso, colhendo os frutos que havia plantado antes de se converter, e com isso aprendemos que, a lei da colheita segundo a semeadura é válida sempre. E AÇOITAVA NAS SINAGOGAS. Observamos por esta colocação feita por Paulo que o cristianismo em seus começos não tinha a sua devida organização como comunidade cristã, uma vez que os judeus se convertiam, mas permaneciam frequentando as sinagogas judaicas, isso porque eram grandes as perseguições. Quando Saulo de Tarso chegava nas sinagogas e descobria que alguém era cristão, o crente era açoitado. OS QUE CRIAM. A fé judaica era baseada em tudo que determinava a legislação de Moisés, tendo ainda o apoio dos costumes e das tradições dos hebreus. Já a fé dos cristãos era baseada nas profecias messiânicas do Velho Testamento, bem como em tudo que o evangelho pregado pelos líderes da igreja primitiva anunciava. Portanto, a partir do momento em que um judeu ou gentio acreditava em Jesus era um cristão. EM TI. Podemos afirmar com segurança que os primeiros seguidores de Cristo, ou seja, os primeiros cristãos eram todos judeus, até porque, Jesus concentrou suas atividades entre os seus conterrâneos, por isso que está escrito que ele veio para os que eram seus (Joao 1:10). Os filhos de Israel conheciam bem as profecias contidas nas Escrituras sobre a vinda do Messias de Deus, e muitos acreditaram que Jesus de Nazaré era na verdade o cumprimento das muitas profecias sobre o Filho de Deus, o Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...