sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atos 24.10

Atos 24.10 - Paulo, porém, fazendo-lhe o governador sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim.
PAULO, PORÉM. Não temos como saber se o advogado de defesa terminou seu discurso ou se ele foi interrompido pelo procurador por já ter falado demais e tomado muito tempo na audiência. Agora, era a vez de Paulo fazer a sua defesa, não por meio de um advogado ou orador, mas ele mesmo usar a sabedoria e a experiência que tinha para se defender das falsas acusações que lhe eram feitas pelos seus opositores, e com muita coragem e disposição passou a falar francamente, sem titubear em sua defesa. FAZENDO-LHE O GOVERNADOR. No que diz respeito a Paulo e o governador, Paulo não se adiantou, mas esperou com tranquilidade que procurador lhe desse a oportunidade de falar livremente em sua própria defesa. Assim sendo, o governador, como era de costume, deu ao réu sua chance de desfazer, por meio de seu testemunho os argumentos de acusação feitos anteriormente pelo seu adversário. SINAL QUE FALASSE, RESPONDEU. Antes que Paulo se defendesse, se o governador desejasse teriam falado alguma coisa, ou mandasse que alguma testemunha fosse apresentada pelo advogado de acusação. Todavia, nem falar o governador quis, mais apenas com a mão fez um gesto para que o preso começasse sua defesa. Há quem diga que este era um sinal evidente que o procurador não gostou das acusações feitas. PORQUE SEI QUE JÁ VAI PARA MUITOS ANOS. O escritor não fala se o governador conhecia a Paulo pessoalmente, ou se já havia ouvido falar a seu respeito, haja visto que o Apóstolo era bastante conhecido na cidade de Cesaréia, por haver uma comunidade cristã naquele lugar. O que podemos descobrir neste ponto é que Paulo sabia na realidade quem era o governador, e como ele agia para com os israelenses. QUE DESTA NAÇÃO ÉS JUIZ. Paulo não está falando a respeito de Félix como governador de Israel, pois há quem diga que não fazia muito tempo que Feliz era governador dos judeus. No entanto, Paulo fala de Félix como procurador, pois como juiz, já fazia muito tempo que Felix julgava o povo de Israel. Tértulo falou mais de Félix como governador e não como juiz, porque o procurador era perverso e grosseiro. COM TANTO MELHOR ÂNIMO. Neste momento, era perceptível a força de vontade da parte de Paulo em ter a oportunidade de se defender, não como um cidadão comum, mais sim, como um cidadão romano, pois nestes julgamentos, diante de uma autoridade romana, quem tinha título de cidadão romano levava vantagem, pois neste caso, o procurador não se interessava tanto, por questões envolvendo o judaísmo. RESPONDO POR MIM. Por que Paulo diz responder por ele? Porque o apóstolo tinha conhecimento que não havia boas relações dos judeus para com as autoridades romanas, mas como cidadão romano que era, Paulo sabia que poderia achar graça diante do procurador e ser favorecido neste julgamento. Apesar de ser judeu também, mas o apóstolo tenta passar para o procurador que desejava ser julgado como um cidadão romano, e esta estratégia era bastante válida em sua própria defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...