sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:21

Atos 21:21 - E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
JÁ ACERCA DE TI. No versículo anterior, os líderes da igreja cristã de Jerusalém informaram a Paulo que eles não tinham problemas como os judeus, porque em Israel, os cristãos não criavam dificuldades com as lideranças do judaísmo. Agora, com relação ao apóstolo dos gentios, Tiago deixa bem claro, que Paulo teria muitas dificuldades, porque os judeus tinham conhecimento do quanto o apóstolo dos gentios procurava aplicar outros ensinos, no tocante às tradições do povo judeu. FORAM INFORMADOS DE QUE ENSINAS. Naquele mesmo tempo, o judaísmo estava espelhado por todas as partes, e havia uma só coordenação entre todos os que em qualquer parte do mundo faziam parte do mesmo. Jerusalém centralizava tudo o que os líderes do judaísmo tinham que fazer, seja em Israel ou no estrangeiro. Portanto, tudo que acontecia na Ásia, Europa e etc, as informações chegavam em Jerusalém. TODOS OS JUDEUS. Na verdade, Paulo ensinava que a velha aliança de Deus com Israel já havia perdido a validade, porque o Criador de todas as coisas estabeleceu uma nova aliança, por meio de Cristo Jesus, o Messias, não só com Israel, mas com todas as nações do mundo. Assim sendo, não era mais necessário que os cristãos, judeus ou gentios, cumprissem a legislação de Moisés. Para o apóstolo Paulo, o que deveria prevalecer era o evangelho das boas novas de Cristo e não a legislação de Moisés. QUE ESTÃO ENTRE OS GENTIOS. Desde que se converteu do judaísmo para o cristianismo que Paulo concentrou suas atividades evangelísticas e ministeriais entre os gentios e os judeus espalhados em todas as partes do mundo civilizado daquela época. Como os judeus da dispersão também estavam espalhados por outras partes do mundo, então, onde Paulo chegava pregava o evangelho também para os judeus. A APARTAREM-SE DE MOISÉS. Havia na realidade diferença entre o evangelho que Paulo pregava do evangelho pregado pelos apóstolos e lideranças de Jerusalém. No tocante aos líderes ligados a igreja matriz, eles pregavam o evangelho da circuncisão, em que os cristãos também deveriam guardar a lei de Moisés. Já quanto a Paulo e seus amigos de ministério, eles pregavam o evangelho da incircuncisão, em que os discípulos de Cristo não precisavam guardar a lei de Moisés, o que era uma realidade. DIZENDO QUE NÃO DEVEM CIRCUNCIDAR SEUS FILHOS. Se Cristo estabeleceu uma nova aliança de Deus com Israel e com toda a humanidade, então, para Paulo, não havia necessidade dos cristãos, judeus ou gentios, se submeterem ao ato religioso da circuncisão. Para o apóstolo dos gentios, quem já era circuncidado, não tinha problema, mas quem ainda não era circuncidado, não necessitava deste ato religioso. NEM ANDAR SEGUNDO O COSTUME DA LEI. As lideranças ligadas a igreja de Jerusalém, ou seja, que eram comandadas pelos apóstolos, viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Já no que diz respeito a Paulo, como apóstolo dos gentios, ele ensinava o evangelho da nova aliança como libertação da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...