segunda-feira, 12 de julho de 2021

Atos 21:4

Atos 21:4 - E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
E, ACHANDO. O que o escritor diz para nós neste texto é que na cidade de tiro havia uma comunidade cristã. Quando o missionário Paulo chegava em uma nova cidade, uma das primeiras atitude dele era justamente procurar os seguidores de Cristo, ou quando não havia cristãos, ele procurava seus conterrâneos os judeus. Não temos como saber como e nem quando surgiu a comunidade cristã em tiro, mas o que podemos supor é que durante as perseguições contra Estêvão, muitos se espalharam. DISCÍPULOS. Esta é uma palavra que descreve absolutamente uma das primeiras designações para os chamados seguidores de Cristo Jesus, o grande Mestre. Esta alusão a cristãos na cidade de Tiro, nos faz pensar que, além do país de Israel, como também no mundo gentílico mais distante, porém, na própria Palestina, o cristianismo se encontrava em plena expansão, com a pregação do evangelho de Cristo, o Salvador. FICAMOS ALI SETE DIAS. É difícil prever qualquer coisa que possa determinar o motivo pelo qual o apóstolo e sua equipe tenha ficado durante este tempo na cidade de Tiro. Há quem diga que a causa seja mesmo por conta do descarregamento e da mesma forma o carregamento do navio em que os missionários estavam usando como transporte. O que podemos conjecturar é que ainda havia tempo o suficiente antes do dia de Pentecostes. Se antes, Paulo tinha mais pressa, agora, ele se sentia mais leve. E ELES PELO ESPÍRITO. Antes, por onde Paulo passava, o Espírito de Deus usava alguém para falar com Paulo sobre as perseguições em Jerusalém. Atos 20:22 - E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer. Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mais uma vez Deus fala com o apóstolo Paulo. DIZIAM A PAULO. A palavra de Deus afirma que, Deus não fará nada com seus servos, sem que antes os revelem. O apóstolo dos gentios já havia realizado uma grande obra em prol do reino de Deus, e com isso, o Criador de todas as coisas se antecipava em preparar ao seu servo para os eventos que em breve lhe sucederiam. Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e no caso de Paulo, seria para ele um grande privilégio servir a Deus com sua vida, como o foi para muitos líderes cristãos. QUE NÃO SUBISSE. Talvez, esta palavra da parte dos discípulos para a vida de Paulo, o fizesse demorar um pouco mais na cidade de Tiro, como preparação do seu espírito para as contrariedades que logo mais surgiriam em seu caminho. Quem sabe o desejo dos cristãos desta cidade é que o apóstolo ficasse com eles, evitando assim o inevitável na cidade de Jerusalém, porque tudo já estava determinado para acontecer. A JERUSALÉM. Cristo falou sobre esta cidade como quem matava os seus próprios profetas, isso aconteceu com vários profetas da velha dispensação, aconteceu com João Batista, com o próprio Messias de Deus, Cristo Jesus e outros. Os judeus mais radicais foram grandes perseguidores contra os líderes do cristianismo, e no caso de Paulo, eles sempre o perseguiram, e em Jerusalém não seria diferente desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...