sexta-feira, 23 de julho de 2021

Atos 23.7-8

Atos 23.7-8 - E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
E, HAVENDO DITO ISTO. Paulo estava ponto em pratos limpos uma verdade profundamente importante em favor da humanidade, ao declarar que há esperança sim para os justos, e que a morte física não é o fim da alma de todos os seres humanos, mas que um dia todos hão de ressuscitar, uns para a vida a vida eterna e outros para a morte eterna. A negação desta realidade recai sobre o fato que os homens materialistas querem que a existência do ser humana se resuma a esta vida. HOUVE DISSENSÃO ENTRE OS FARISEUS E SADUCEUS. É difícil de se chegar a conclusão se foi intencional a abordagem destes temas por Paulo, pelo fato de que ele sabia que os dois grupos não concordavam entre tais assuntos. Se de fato o apóstolo teve a intenção de promover um debate hostil entre os saduceus e os fariseus, o combustível já estava derramado, e o ambiente estava realmente pegando fogo. E A MULTIDÃO SE DIVIDIU. O escritor não nos passa a informação de quantos membros faziam parte do conselho de anciãos neste momento, nem também se esta multidão se refere apenas aos membros do sinédrio. É possível que sempre que haviam estas audiências também participassem os acusadores dos que eram réus, bem como aqueles que eram testemunhas de defesa dos que eram julgados no sinédrio. PORQUE OS SADUCEUS DIZEM. Os saduceus eram representantes da elite religiosa do templo de Jerusalém, contando com o apoio do sumo sacerdote e as lideranças religiosas do judaísmo, além de representar também os mais ricos da sociedade judaica, tendo ainda o suporta de manipular as ações políticas dos filhos de Israel. Já os fariseus representavam a sociedade civil, que apenas tinha o apoio do povo comum. QUE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO. Por serem completamente materialistas e terrenos, os saduceus não acreditavam que os que já haviam partido, um dia haveriam de ressuscitar, nem os justos, nem tão pouco os ímpios, mais que para eles, a morte biológica era o fim da existência humana. O assunto levantado por Paulo era o oposto do que pensavam os fariseus, razão porque eles pariram para cima do apóstolo. NEM ANJO, NEM ESPÍRITO. Percebe-se que as principais lideranças do judaísmo, incluindo os saduceus e parte dos sacerdotes estavam longe de acreditarem nas realidades espirituais, a beira mesmo de negarem a existência do próprio Deus, uma vez que as Escrituras afirmam que Deus é Espírito. Além de que, o Velho Testamento está cheio de citações que comprovam a existências dos inumeráveis anjos de Deus. MAS OS FARISEUS RECONHECEM UMA E OUTRA COISA. Por conta dos diferentes pontos de vista entre os saduceus e os fariseus é que a confusão passou a reinar dentro do sinédrio, em que os fariseus passaram a defender a tese levantada por Paulo, enquanto os saduceus raivosos tentavam agredir com palavras de baixo calão o réu. O apóstolo dos gentios tinha plena certeza que naquele ambiente, ele não tinha chance nem mesmo de se explicar, muito menos de se defender dos seus opositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...