segunda-feira, 19 de julho de 2021

Atos 22.7-8

Atos 22.7-8 - E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
E CAÍ POR TERRA. Saulo de Tarso vinha nas alturas de sua soberba, voando nas nuvens do orgulho, por ter em suas mãos cartas brancas das principais autoridades dos judeus para prender e levar para Jerusalém os cristãos de Damasco. Precisava cair por terra para aprender que não era ninguém, e que grande mesmo somente o Deus Todo-Poderoso, que por meio do seu Filho Jesus Cristo reina sobre a terra. Esta queda fez com que Saulo de tarso se esvaziasse de todo sentimento de grandeza humana. E OUVI UMA VOZ QUE ME DIZIA. Percebemos nesta colocação feita por Paulo que o homem pecador, cheio de orgulho, que engana-se a se mesmo, precisa ouvir a voz de Cristo para mudar de vida. Ao mesmo tempo, aprendemos que Cristo se importa com o mais vil pecador, ao ponto de se dirigir a ele com uma palavra de correção, onde o objetivo é transformar a sua vida em uma nova criatura pelo seu grande poder. SAULO, SAULO. Este nome, no caso deste personagem do qual trará o texto, é a representação do velho homem, que é completamente dominado pela natureza terrena, guiado pelos sentimentos naturais e que traça o seu próprio destino. Saulo de Tarso foi aquele tipo de homem que tinha prazer em perseguir os seguidores do Senhor Jesus, simplesmente para defender a sua religião tradicional, o judaísmo. PORQUE ME PERSEGUE? Cristo Jesus já estava assentado a destra de Deus nas maiores alturas, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por que então, Jesus afirma que Saulo de Tarso estava lhe perseguindo? A verdade é que a igreja é a representação do corpo de Cristo neste mundo, portanto, quem persegue os seguidores de Cristo nesta terra, esta perseguindo o próprio Senhor Jesus, a quem pertence a sua igreja. E EU RESPONDI: QUEM ÉS SENHOR? Na realidade, Saulo de Tarso não conhecia quem era o Cristo de Deus, até porque assim como os demais judeus, seguidores do judaísmo não aceitaram a Jesus de Nazaré como sendo o Messias, prometido e enviado por Deus Pai. Mas, o fato que Saulo chamou o dono daquela voz de Senhor, isso denota que ele reconheceu que estava diante de alguém que não era um homem. E DISSE-ME: EU SOU JESUS NAZARENO. Para os judeus, chamar Jesus de nazareno era uma forma pejorativa de tratar o Filho de Deus. Nazaré era uma aldeia pequena que não era nem considerada como cidade pelos filhos de Israel, mais foi nesta cidade que o Filho de Davi viveu grande parte de sua vida. Esta comunicação da parte de Cristo para Saulo era o suficiente para que ele compreendesse quem falava direto com ele. A QUEM TU PERSEGUES. Quando Saulo de Tarso maltratava um dos servos de Cristo, ele pensava que estava apenas perseguindo um ser humano natural como qualquer outro, porém, havia engano no que ele praticava contra os cristãos. O que Jesus fala com Saulo de Tarso deveria servir de exemplo para aqueles que de alguma maneira maltratam ou perseguem os servos de Cristo. Dentro das próprias denominações religiosas existem guerras hostis contra os servos de Jesus pelos próprios irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...