quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atos 22.15-16

Atos 22.15-16 - Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
PORQUE HÁS DE SER TESTEMUNHA. O ministério de Paulo foi marcado por estas palavras proféticas da parte de Deus, que se utilizou de Ananias para lhe mostrar como seria guiado na presença de Cristo. Esta indicação profética para a vida de Paulo fez com que ele centrasse suas pregações na pessoa bendita de Cristo Jesus, sempre transmitindo uma mensagem cristocêntrica a respeito do Filho de Deus. O apóstolo dos gentios gastou toda a sua vida em suas atividades evangelísticas falando de Jesus. PARA COM TODOS OS HOMENS. Na época em que viveu sobre a terra, nenhum outro fez o que Paulo realizou de viagens missionárias e pregações do evangelho em várias partes do mundo antigo. Quando chegava em uma nova cidade, procurava os judeus para pregar para eles sobre Cristo, depois, estendia suas atividades evangelizadoras para os demais cidadãos, como sempre anunciando a salvação por meio de Jesus. DO QUE TENS VISTO E OUVIDO. Esta é a confirmação do que Ananias disse a Saulo de Tarso no versículo anterior, ao afirmar: Atos 22:14 - E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. A partir do momento em que Saulo de Tarso se entregou totalmente para Deus ele passou a ver pessoalmente a Cristo Jesus e a ouvir sua voz. E AGORA POR QUE TE DETÉNS. Ao ter o seu encontro com Cristo na estrada de Damasco, Saulo de Tarso caiu por terra, mas ele se levantou já com uma nova missão de vida. De princípio não sabia o que fazer, nem o que se esperava dos seus dias futuros, todavia, esta palavra de encorajamento da parte de Ananias era para que ele tomasse a decisão de a partir de então ser impulsionado a fazer a obra de Cristo. LEVANTA-TE, E BATIZA-TE. Não que Saulo de Tarso estivesse deitado, ou quem sabe assentado, mais quando Ananias manda que ele se levantasse, isso fala a respeito de uma tomada de decisão em fazer a partir de então aquilo que estava determinado por Deus que ele realizasse. A ordem para que Saulo de Tarso se batizasse diz para que ele se tornasse um verdadeiro discípulo de Cristo, seguindo o verdadeiro cristianismo. E LAVA OS TEUS PECADOS. Diante do que Saulo de Tarso ouviu da parte de Ananis, certamente, ele estava envergonhado do que já havia praticado de mal contra o Senhor Jesus e os seus seguidores. Porém, esta mensagem da parte de Ananias servia de encorajamento no sentido de que seu problema tinha solução. Com isto, Saulo de Tarso podia ganhar confiança em Cristo e compreender que nem tudo está perdido, uma vez que, não há pecado que Deus não possa perdoar, hoje e para todo o sempre. INVOCANDO O NOME DO SENHOR. Atos 2:21 - E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Este “Senhor” sobre o qual falava Ananias para Saulo de Tarso, tanto pode se referir ao Deus Pai, como também ao Deus Filho, o Senhor Jesus Cristo. O judeus tiveram dificuldade de adorar a Cristo, porque não aceitaram que ele era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco, pois, Jesus é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...