quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:20

Atos 21:20 - E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
E, OUVINDO-O ELES. O que Paulo muito desejava, ele teve o privilégio de encontrar, que era justamente a atenção dos líderes da igreja em Jerusalém. Apesar de saber que logo mais seria perseguido e preso, mais nem por isso, deixou de comunicar com ousadia tudo aquilo que Deus por seu intermédio havia feito entre os gentios. E, os líderes da igreja matriz de Jerusalém prestavam toda a atenção nos relatos que o apóstolo dos gentios manifestava, querendo conhecer mais o ministério de Paulo. FLORIFICAVAM. O que Lucas escreve nesta parte de seu livro é que todos os que estavam presentes nesta reunião ministerial se alegravam com o testemunho de Paulo, ao ponto deles ficarem cheios do Espírito Santo, glorificando ao nome do Senhor. Depois do dia de Pentecostes, registrado no capítulo dois de Atos, o Espírito do Senhor passou a revestir aos discípulos de Cristo, com a presença da glória de Deus. AO SENHOR. Observamos que as glórias não eram direcionadas para o pregador, que neste caso era o apóstolo Paulo, mais sim, para o Deus de Israel, e podemos dizer que para o Senhor Jesus. Tudo aquilo que o Velho Testamento fala a respeito do Deus dos hebreus, o Novo Testamento também atribui ao Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. A igreja de Cristo não pratica atos de idolatria a quem quer que seja, mas ele sempre rende a devida glória ao Deus único e verdadeiro e a Seu Filho Jesus, nosso Salvador. E DISSERAM-LHE. BEM VÊS, IRMÃOS. Agora, era a hora de Tiago tomar a palavra e mostrar a Paulo e aos que com ele estava, o quanto Deus também estava salvando judeus para glória do seu poderoso nome. Certamente, o líder da igreja em Jerusalém estende a sua mão para a plateia que estava presente naquela reunião, e mostra para Paulo que a graça de Deus estava libertando vindas em Jerusalém e em todo o Israel. QUANTOS MILHARES DE JUDEUS. Na verdade, a base da igreja de Cristo era composta de judeus convertidos ao cristianismo. O próprio Senhor Jesus era israelita, e foi enviado para os seus, que eram os judeus. O grupo apostólico, incluído o apóstolo Paulo eram todos da linhagem de Israel. Portanto, é inegável a participação dos judeus quanto a composição da igreja de judeus que aceitaram a Jesus Cristo como Salvador. QUE CRÊEM. Os filhos de Israel conheciam bem todas as profecias do Velho Testamento quando a vinda do Messias de Deus, bem como outras tantas tradições que apontavam para a salvação de Israel e do mundo, por meio do enviado de Deus, o Messias prometido. E todos aqueles que acreditavam que em Jesus de Nazaré se cumpriam tais profecias, tomaram a feliz decisão de seguirem ao Salvador, Jesus. E TODOS SÃO ZELADORES DA LEI. O que o texto nos esclarece neste ponto é que muitos dos judeus que acreditavam em Cristo Jesus como sendo o Messias de Deus, não deixavam de seguir as tradições dos judeus, ou seja, eram discípulos de Cristo, mais não abandonavam os seus antigos costumes da lei de Moisés. A verdade é que no primeiro século de nossa era cristã, a igreja de Cristo estava ligada as lideranças cristãs de Jerusalém, enquanto que as igrejas gentílicas seguiam os ensinos de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...