quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:17-18

Atos 21:17-18 - E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
E, LOGO QUE CHEGAMOS EM JERUSALÉM. Dias a finco em viagens nos navios, com um objetivo bem definido de chegar a cidade de Jerusalém, que agora se tornava uma realidade. A mesma equipe que já vinha percorrendo mares em um mesmo rumo, neste momento já agradecia a Deus por terem feito uma boa viagem em plena paz. No caso de Paulo, o apóstolo dos gentios se sentia em casa, apesar de muitos anos distante de Jerusalém, certamente, com uma mistura de sentimentos e sensações. OS IRMÃOS NOS RECEBERAM. Não temos como saber se estes irmãos citados por Lucas já sabiam da chegada de Mnasom e da comitiva de Paulo. Também não temos como prever sobre quem eram estes irmãos. Este grupo de cristãos deveria compor o grupo de amigos de Mnasom, bem como os que já dantes conheciam a Paulo de longas dadas, mesmo antes deste se converter ao evangelho do reino de Deus e de Cristo. DE MUITO BOA VONTADE. Esta expressão representa de falta a prática do amor fraternal, ensinado pelo grande Mestre, Cristo Jesus, e que já estava sendo posto em ação por todos aqueles que faziam parte do rebanho de Cristo. Alegria e contentamento era o sentimento que dominava a todos, em demonstração de que os irmãos davam boas vindas ao apóstolo Paulo e aos demais missionários que o acompanhavam. A chegada da equipe era bem vista pelos discípulos do reino de Deus. E NO DIA SEGUINTE. No primeiro dia, o apóstolo dos gentios aproveitou para pregar para os que já eram chegados a ele, bem como para os que eram ligados ao servo de Deus Mnasom, que com muita satisfação recebia a Paulo em sua residência. Mas, Paulo não queria perder tempo em manter contado com as principais lideranças da igreja de Cristo em Jerusalém, por isso que já no dia seguinte procurou os apostólicos. PAULO ENTROU CONOSCO. O apóstolo dos gentios era na realidade o líder de toda a equipe, e com isso, ele tinha que está à frente das ações de todo o grupo. Agora, como Paulo era muito experiente, ele não perdeu a oportunidade de levar consigo a sua equipe, que vinha de viagem com ele, mas, certamente, alguns outros, como Manasom e quem sabe, outros líderes da comunidade cristã da cidade de Jerusalém. EM CASA DE TIAGO. Na verdade, neste momento histórico da igreja não haviam templos edificados em dedicação ao cristianismo, até porque os judeus não aceitavam o cristianismo como religião aprovada por Deus, nem muito menos os romanos. Este Tiago sobre o qual se reporta o escritor, diz respeito a Tiago, irmão do Senhor Jesus, ele que era o principal líder do cristianismo em Jerusalém e na Judéia. Paulo foi direto a principal autoridade da igreja de Cristo para tratar de algo de muita importância. E TODOS OS ANCIÃOS VIERAM ALI. Não temos como descobrir se Tiago de imediato convocou uma assembleia com as demais lideranças da igreja em Jerusalém, mas podemos opinar que foi justamente o que aconteceu. Estes anciãos, sobre os quais fala o texto, pode, no primeiro momento, representar os presbíteros e os líderes principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...