sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:24

Atos 21:24 - Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
TOMA ESTES CONTIGO. Certamente estes homens que foram indicados por Tiago eram conhecidos dos judeus, e que sempre agiam de conformidade com os costumes da legislação de Moisés, apesar de serem discípulos de Cristo Jesus. É bom lembrar mais uma vez que as igrejas ligadas ao ministério dos apóstolos de Jerusalém continuavam guardando muita coisa que faziam parte dos costumes dos judeus. Eles tomavam como exemplo o próprio Senhor Jesus que guardou toda a lei de Moisés. SANTIFICA-TE COM ELES. Essa expressão usada por Tiago diz respeito a cumprir todos os rituais da lei de Moisés para a santificação ou purificação dos que participavam das festas tradicionais dos judeus. O judaísmo, assim como todas as religiões tinha seus rituais para cada tipo de celebração, seguindo um cronograma de realizações que antecipavam a participação dos celebrantes, o que deveria ser cumprido por Paulo. E FAZE POR ELES OS GASTOS PARA QUE RASPEM A CABEÇA. O fato é que haviam despesas para se fazer um voto de nazireu, isso porque durante uma semana estes quatro homens ficariam no templo em Jerusalém, em que se faziam sacrifícios de animais, se ofereciam bolos asmos, além de especiarias untadas com óleos. Tudo isto teria que ser pago por Paulo, ele que praticava uma boa ação pelos quatro pobres. E TODOS FICARÃO SABENDO. Desta forma, Tiago estava mostrando uma saída para um problema que as desinformações tinham causado entre Paulo e os líderes do judaísmo em Jerusalém. Este ato público e religioso da parte de Paulo tirariam as dúvidas dos seus conterrâneos judeus, quanto ao que eles ouviram falar sobre o apóstolo dos gentios. Tiago estava dando o seu conselho para o bem de Paulo. QUE NADA HÁ DAQUILO DE QUE FORAM INFORMADOS. A verdade é que por onde Paulo passava, isso no mundo gentílico, ele realmente ensinava aos gentios convertidos ao cristianismo que não precisavam guardar a lei de Moisés. Agora, quanto aos judeus que se convertiam a Cristo Jesus, o apóstolo dos gentios não exigia que estes abandonassem a lei, mas que eles agissem de acordo com suas consciências. O que sabemos é que o próprio Paulo também guardava muitas coisas da lei. ACERCA DE TI. As informações que chegavam de todas as partes do mundo gentílico em Jerusalém eram de que Paulo andava fazendo missões em muitas partes do mundo, somente para pregar contra o judaísmo. Com isto, havia um movimento dos judeus para perseguirem a Paulo quando este chegasse na cidade de Jerusalém. E o livro de Atos, bem como nas cartas de Paulo vemos os judeus perseguindo o apóstolo. MAS QUE TAMBÉM TU MESMO ANDA GUARDANDO A LEI. Quem conhece a história de Paulo de Tarso sabe que antes de se converter ao cristianismo este homem era um ser humano que estava a serviço do judaísmo, e era uma autoridade a serviço dos sacerdotes judeus, como fariseu. Portanto, como judeu, Paulo não teria nenhuma dificuldade em seguir esta recomendação apaziguadora do líder cristão, Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...