quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atos 22.17

Atos 22.17 - E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim.
E ACONTECEU QUE. Depois de receber a mensagem divina por parte de Ananias, Saulo de Tarso tinha que tomar suas decisões no sentido de viver uma nova vida em Cristo Jesus. O seu passado era uma história totalmente contrária daquilo que Deus desejava para ele, apesar de fazer parte do tradicional judaísmo, e com zelo fanático defender as crenças dos hebreus. E neste momento, Paulo começa justamente a falar a respeito do seu novo caminho, em que não fazia mais a sua própria vontade, mas a de Deus. TORNANDO EU. Este retorno de Saulo de Tarso para Jerusalém foi totalmente diferente daquele que estava programado acontecer, caso ele não tivesse tido o seu encontro feliz com o Cristo ressuscitado na estrada de Damasco. Agora, o retorno daquele homem estava absolutamente controlado pela vontade de Deus, uma vez que, o seu encontro com Cristo mudou em tudo a sua nova trajetória de ação e vida. PARA JERUSALÉM. O texto exposto por Lucas em seu livro não nos faz saber se Saulo de Tarso, logo que chegou a cidade de Jerusalém tenha procurado as mesmas autoridades que o tinham enviado a cidade de Damasco. O que podemos supor é que ele precisava retornar a Jerusalém para resolver algumas coisas, antes de tomar o novo destino, em que a serviço do reino de Cristo, devia partir para o mundo gentílico. QUANDO ORAVA. A oração era e sempre foi um bom costume de tudo judeu verdadeiro, porque por meio dela, os servos do Senhor entregam seus problemas ao Criador de todas as coisas, agradecem ao Deus de Israel pelos benefícios recebidos, mais também recebem a revelação de Deus para sua vida. Certamente, Saulo de Tarso já tinha esta tradição em sua vida religiosa, e agora, seria uma prática mais frequente. NO TEMPLO. Podemos observar que Saulo de Tarso ainda não havia se revelado para os líderes religiosos de Jerusalém, que ele tinha rompido definitivamente com o tradicional judaísmo, para seguir o mais novo cristianismo, fundado por Cristo Jesus, o Redentor da humanidade, e a prova disto é que ele teve livre aceso ao templo de Jerusalém, sem nenhum impedimento. Possivelmente, se já tivesse declarado para seus superiores o que tinha acontecido teria sido impedido de entrar no templo. FUI ARREBATADO. Não sabemos se este arrebatamento que Saulo de Tarso teve no templo em Jerusalém é o mesmo que ele fala que lhe aconteceu em 2 Coríntios 12:2,4 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. Esta experiência somente os grandes homens de Deus podem receber, que é o contato com o divino. PARA FORA DE MIM. Na realidade, Paulo fala que ele entrou em êxtase espiritual, em que o humano se encontra com o divino. Na verdade, o espírito do ser humano se separa do seu lado carnal, entra na dimensão espiritual para receber a mensagem divina ou ver coisas espirituais que o homem natural não pode ver nem ouvir. Por isso que Paulo diz: Se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe, (2 Coríntios 12:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...