segunda-feira, 12 de julho de 2021

Atos 21:8

Atos 21:8 - E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
E NO DIA SEGUINTE, PARTIMOS DALI PAULO. Por que Lucas fala sobre o dia seguinte? Porque chegando a Ptolemaida eles ficaram com a comunidade cristã, um dia inteiro, vindo, portanto, a sair deste lugar somente no dia seguinte. O escritor destaca separadamente a Paulo, porque era o líder com comitiva, em que os demais apenas lhe faziam companhia na viagem. O apóstolo dos gentios caminhava em direção a um momento muito difícil de sua missão, já para o final de seu ministério em Roma. E NÓS QUE COM ELE ESTÁVAMOS. Não temos como saber quem fazia parte desta comitiva que acompanhava o apóstolo dos gentios, até porque o escritor deste livro na relata os seus nomes. Neste momento de seu ministério, o apóstolo Paulo já era um dos mais destacados líder da comunidade cristã no mundo gentílico, apesar de não ser no país de Israel, assim sendo, ele passou a ser acompanhado por seus amigos. CHEGAMOS A CESARÉIA. A história nos faz saber que haviam duas Cesaréias, em que uma delas era a Cesaréia de Filipe e a outra é justamente esta Cesaréia da Palestina, sobre a qual escreve o Dr. Lucas neste versículo em que estamos comentando. A chegada de Paulo e sua comitiva de missionários nesta cidade nos fala sobre a aproximação do destino desta viagem do apóstolo a cidade de Jerusalém, em que ele com seus amigos de viagem já se encontravam na Palestina, bem perto de Israel. E ENTRANDO EM CASA DE FILIPE. Este Filipe era o mesmo sobre o qual Lucas escreveu em Atos 8:5-6 - E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Neste momento, Filipe morava na cidade de Cesaréia, cumprindo assim seu ministério em pregar as boas novas do evangelho de Cristo. O EVANGELISTA. Em Atos 8:5 diz claramente que Filipe pregava a Cristo, ou seja, sua mensagem era cristocêntrica sempre. No primeiro século da história da igreja de Cristo essa função de evangelista era muito importante para o crescimento do reino de Cristo e Deus levantou muitos evangelistas para divulgar as boas novas da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus e sua missão salvadora no mundo. QUE ERA UM DOS SETE. No capítulo seis de Atos nos fala justamente sobre a escolha de sete diáconos para o serviço da igreja de Cristo e entre eles estava justamente este Filipe que Lucas cita aqui neste texto. Atos 6:5 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. E FICAMOS COM ELE. Esta pausa na viagem rumo à cidade de Jerusalém foi importante para Paulo, porque ele precisava adquirir algumas informações de como as coisas estavam se dando na história do cristianismo em Israel e na Palestina. Já no que diz respeito ao escritor do livro de Atos, certamente ele aproveitou este momento para colher mais informações também de Filipe sobre o conteúdo do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...