quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:16

Atos 21:16 - E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos.
E FORAM TAMBÉM CONOSCO. Sempre que os missionários saiam de uma cidade para outra, as lideranças locais os acompanhavam até a próxima cidade, em uma forma de demostrar apoio e segurança aos viajantes. Em muitos casos, a igreja local também fazia companhia aos missionários até fora da cidade ou até uma certa distância, também em demonstração de respeito e apoio. Neste momento, a equipe de Paulo se sentia bastante confiante, de que a presença deles foi bem acolhida em Cesaréia. ALGUNS DISCÍPULOS. Neste caso, discípulo, fala a respeito de seguidores de Cristo Jesus, que pode representar pessoas importantes da cidade de Cesaréia, mas que não eram ministros do evangelho. Em todas as comunidades cristãs locais e em todos os tempos, sempre existiram as lideranças setoriais na igreja, que nem sempre foram ou são ministros do evangelho, mas não pessoas relevantes da igreja de Cristo Jesus. DE CESARÉIA. Conforme já falamos, a história nos faz saber que haviam duas Cesaréias, em que uma delas era a Cesaréia de Filipe e a outra é esta Cesaréia da Palestina, sobre a qual escreve o Dr. Lucas neste versículo em que estamos comentando. A chegada de Paulo e sua comitiva de missionários nesta cidade nos fala sobre a aproximação do destino desta viagem a cidade de Jerusalém, em que ele com seus amigos de viagem já se encontravam na Palestina, bem perto de Jerusalém. LEVANDO CONSIGO. Não sabemos como que Mnasom estava na cidade de Cesaréia, ou até mesmo se ele morava ou não nesta cidade da Palestina. Existem aqueles que defendem que Mnasom realmente também tinha residência fixa em Cesaréia, como também morava em Jerusalém ou no entorno desta cidade. Como também existem aqueles que afirma que Mnasom estava apenas de passagem pela cidade de Cesaréia. UM CERTO MNASOM, CÍPRIO. Sobre este seguidor do Senhor Jesus, nada temos a dizer a seu respeito, senão o que nos é dito nesta passagem, uma vez que, em nenhuma outra parte do Novo Testamento cita o seu nome. É importante o escritor nos falar de sua nacionalidade, da ilha de Chipre, porque podemos descobrir que o evangelho estava cada vez mais sendo difundido em todas as partes do mundo. DISCÍPULO ANTIGO. Provavelmente, ainda no tempo da primeira crise contra o cristianismo em Israel, mais precisamente, depois da morte de Estevão, alguém tendo saído de Israel chegou a Chipre pregando o evangelho das boas novas de Cristo e Mnasom teve o seu encontro com o Salvador da humanidade, Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Já a muito tempo Mnasom era cristãos. COM QUEM HAVÍAMOS DE HOSPEDÁR-NOS. É bom lembrar que o apóstolo Paulo era um dos mais influentes líder das igrejas de Cristo no mundo gentílico. Com esta perspectiva, perguntamos por que o grande apóstolo Paulo não foi imediatamente recebido pelas principais lideranças do cristianismo em Jerusalém? Alguns pensadores declaram que a intermediação de Mnasom seria muito importante para que Paulo fosse recebido pelos apóstolos de Jerusalém, o que logo mais se confirma por Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...