quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:14-15

Atos 21:14-15 - E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor. E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
E, COMO NÃO PODÍAMOS. Todos estavam empenhados, no sentido de fazer Paulo mudar de opinião, até porque seus amigos, bem como os irmãos de Cesaréia, sabiam que em Jerusalém, o apóstolo seria preso ou quem sabe, até morto pelos judeus. O esforço dos irmãos demonstrava o quanto eles gostavam de verdade de Paulo, e que eles todos reconheciam a sua importância para as igrejas gentílicas, porque seu relevante e frutífero ministério produziu resultados vantajosos para a obra de Deus. CONVENCÊ-LO. Deus já vinha a muitos dias ou quem sabe a meses preparando a alma de Paulo para o que estava previsto que lhe aconteceria, e assim sendo, o homem de Deus já tinha a certeza que tudo era inevitável. É bem provável que o próprio Paulo já tivesse a consciência de que sua missão já se completara, e que nestes últimos tempos de seu ministério lhe restava apenas completar a carreira que lhe estava proposta. NOS AQUIETAMOS. Nos dias de hoje tem uma expressão que diz o seguinte: “Aceita que dói menos”. Não que o esforço de toda a equipe fosse em vão, o que os amigos de Paulo tentavam fazer era algo natural, buscando convencê-lo a não chegar até a cidade de Jerusalém. No entanto, ninguém tem como mudar os planos de Deus para a vida de alguém que é significante para o seu reino. Existe a vontade permissiva de Deus, mas também existe a vontade determinativa de Deus, que tem que se cumprir. DIZENDO: FAÇA-SE A VONTADE DO SENHOR. Agora, os amigos do apóstolo chegaram a conclusão correta, aceitando que o Todo-Poderoso estava no controle, e que nada nem ninguém poderia impedir que sua vontade se cumprisse. No plano divino, nada acontece por um acaso, o Criador de todas as coisas em seus planejamentos fala para seus servos e cumpre tudo aquilo que deve estar de acordo com sua vontade. E DEPOIS DAQUELES DIAS. O Escritor fala a respeito de muitos dias, não especificando exatamente a quantidade de dias. Certamente, ainda restavam alguns dias até que se cumprisse a festa de Pentecostes na cidade de Jerusalém. Este momento foi importante, porque Paulo e seus companheiros aproveitaram para descansarem um pouco da viagem, mas também para pregarem a palavra na cidade de Cesaréia. HAVENDO FEITO OS NOSSOS PREPARATIVOS. Não fica muito claro sobre que preparativos o escritor se reporta, mas podemos imaginar em duas hipóteses, em que a primeira fala a respeito dos preparativos espirituais, como a aplicação as orações, bem como a um período de Jejum. Mas, pode ser que Lucas esteja apenas falando das coisas normais desta vida, no que diz respeito a preparar as malas para a viagem. SUBIMOS A JERUSALÉM. Sempre que alguém viajava para a cidade de Jerusalém usava esta expressão “subindo para Jerusalém”. Como também, se alguém saia de Jerusalém para qualquer outro lugar, se falava: “Descendo de Jerusalém”. Esta expressão era utilizada pela importância que tinha a cidade de Jerusalém para os religiosos daquela época. Enquanto isto, o coração do apóstolo Paulo ficava cada vez mais acelerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...